CARACTERÍSTICAS DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA QUE EMERGEM NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES ENVOLVENDO O CONCEITO DE LIMITE

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p80-95.id370

Palavras-chave:

Educação Matemática no Ensino Superior, Três Mundos da Matemática, Limite de uma função

Resumo

O conceito de limite de uma função é concebido com um dos principais e mais complexos no trabalho com as disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral (CDI), sendo base para a aprendizagem do conceito de derivada, por exemplo. Nesse sentido, buscando compreender como alunos que já cursaram uma disciplina de CDI compreendem esse conceito, esse estudo objetiva analisar características dos Três Mundos da Matemática propostos por Tall (2004; 2013) que estudantes de dois cursos de Licenciatura em Matemática mobilizam ao resolverem questões envolvendo o conceito de limite. Para tal, foi proposto um teste com sete questões à catorze estudantes de dois cursos de Licenciatura em Matemática do estado do Rio Grande do Sul, das quais, três são analisadas nesse texto, com vistas ao quadro teórico proposto. Pode-se concluir que a maioria dos estudantes apresenta imagens conceituais fracas em relação a esse conceito, estando suas aprendizagens baseadas principalmente em características do Mundo Conceitual Corporificado.

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Biografia do Autor

Gabriel de Oliveira Soares , UFN

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana (UFN)

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Publicado

15.07.2019

Como Citar

OLIVEIRA SOARES , Gabriel de. CARACTERÍSTICAS DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA QUE EMERGEM NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES ENVOLVENDO O CONCEITO DE LIMITE. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 80–95, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p80-95.id370. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/548. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias