UMA INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA BIBLIOGRÁFICA DE PORQUÊS MATEMÁTICOS SOBRE POLIEDROS REGULARES

Autores

  • Giselle Costa de Sousa UFRN
  • Allyson Emanuel Januário da Costa UFRN
  • Yasmin Pinheiro dos Santos UFRN

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p19-31.id128

Palavras-chave:

Poliedros Regulares, Histórica da Matemática, Platão, Porquês Matemáticos

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo responder a dois porquês matemáticos sobre Poliedros Regulares ‒ Por que são assim chamados e qual a razão de serem apenas cinco os poliedros regulares? ‒ presentes no artigo Por quês matemáticos na Revista do Professor de Matemática a partir de um resgaste histórico sobre esse tema. Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, buscando-se argumentos históricos na literatura suficientes para o entendimento desses questionamentos. Fez-se necessário compreender e definir os poliedros, bem como, apresentar seu percurso histórico de desenvolvimento sobre os Poliedros Platônicos. Foi elucidado, numa explicação etimológica, que os Poliedros Regulares são chamados assim devido a regularidade dos polígonos que os compõem e também são chamados de Poliedros Platônicos. Pudemos observar ainda que, por mais que sejam relacionados a Platão e à sua forma mística, foram os pitagóricos que iniciaram os estudos sobre eles. Notamos também, com o auxílio da História da Matemática, que a explicação de serem apenas cinco é apresentada sob um viés geométrico, de Euclides, e um místico de Platão, ao relacioná-los com os elementos da natureza: fogo, terra, água, ar e universo. Compreendemos, então, que muitos dos questionamentos atuais podem ser elucidados pela História da Matemática.

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Biografia do Autor

Giselle Costa de Sousa , UFRN

Doutora em Educação, Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Allyson Emanuel Januário da Costa , UFRN

Licenciando em Matemática (UFRN) Bolsista de Iniciação Cientifica na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Yasmin Pinheiro dos Santos , UFRN

Licencianda em Matemática (UFRN)

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Publicado

26.06.2018

Como Citar

COSTA DE SOUSA , Giselle; JANUÁRIO DA COSTA , Allyson Emanuel; PINHEIRO DOS SANTOS , Yasmin. UMA INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA BIBLIOGRÁFICA DE PORQUÊS MATEMÁTICOS SOBRE POLIEDROS REGULARES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 19–31, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p19-31.id128. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/597. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias