POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O PAPEL DA ESCOLA: ENTRE O REAL E O IDEAL

Autores

  • Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza

DOI:

10.23926/rpd.v2i1.51

Palavras-chave:

Políticas públicas em educação, Reforma educacional, Educação Crítica

Resumo

Este artigo discute a repercussão das políticas educacionais brasileiras nesta segunda década do século XXI. Trata-se de um ensaio teórico fundamentado em autores que discutem a precarização da educação no Brasil pela adoção de políticas públicas que mantém a relação de poder e domínio entre classes sociais e em reflexões sobre a função da escola para a sociedade contemporânea. Sob a luz da teoria histórico-cultural e das pedagogias sociocríticas defende-se o movimento contra-hegemônico dos profissionais da educação aos modelos institucionais vigentes.

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Biografia do Autor

Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza

Doutora em Educação Científica e Tecnológica. Escola Técnica Estadual de Rondonópolis/MT (ETERoo)

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Publicado

08.07.2017

Como Citar

AOYAMA BARBOSA SOUZA , Leila Cristina. POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O PAPEL DA ESCOLA: ENTRE O REAL E O IDEAL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 2, n. 1, p. 112–120, 2017. DOI: 10.23926/rpd.v2i1.51. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/648. Acesso em: 7 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias

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