MULTIPLICANDO COM O USO DAS MÃOS COMO ALTERNATIVA À MEMORIZAÇÃO DA TABUADA

Autores

  • Ademir Brandão Costa SEDUC
  • Ritianne de Fatima Silva Oliveira SEMECD
  • Romis de Sousa Moraes FAEST
  • Thiago Beirigo Lopes IFMT

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2016.v1.n1.p30-43.id6

Palavras-chave:

Contagem nos dedos, Multiplicação, Prática Docente

Resumo

A matemática é um campo intelectual construído, em parte, ao longo dos tempos sobre diversos princípios e regras lógicas, que são os algoritmos. O algoritmo da multiplicação mecanicamente e sistematicamente utilizado é resultado do processo de desenvolvimento histórico. Neste trabalho, foi analisado o algoritmo da multiplicação usualmente ensinado nas escolas, como se tratasse de algo sem justificativa e sem interação do estudante. Com o passar dos tempos, diferentes povos, em diferentes lugares, desenvolveram diversas técnicas para multiplicar e aqui será apresentada uma. O objetivo desse trabalho é apresentar essa técnica de multiplicação aos 22 estudantes da turma de sexto ano do Ensino Fundamental da EMEF Sebastião Agripino da Silva, situada na cidade de Canaã dos Carajás/PA. A abordagem do trabalho será fundamentada na experimentação desta técnica pelos estudantes após sua apresentação, seu funcionamento, propiciando a eles a avaliação sobre as potencialidades e os desafios dessa técnica. Nesse sentido pretendemos investigar como é a aceitação dos estudantes em relação à técnica de resolução de multiplicações com números de cinco a dez que envolva o uso das próprias mãos e comparar a sua aceitação em relação à tradicional tomada de tabuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ademir Brandão Costa, SEDUC

Especialista. Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA).

Ritianne de Fatima Silva Oliveira, SEMECD

Especialista. Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás-PA (SEMECD/CC/PA).

Romis de Sousa Moraes, FAEST

Mestre em Educação. Faculdade de Ensino Superior de Tucumã (FAEST)

Thiago Beirigo Lopes, IFMT

Mestre em Matemática. Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Referências

ANANIAS, B. R.; PESSOA, C. A. D. S. O uso do material manipulativo e do cálculo mental na resolução de problemas de multiplicação por alunos do 3º ano do ensino fundamental. Cadernos do IME - Série Matemática, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, 2015. p. 35-50.

ARAÚJO, I. C. A disciplina de matemática e o fracasso escolar na 5ª série do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Campo Grande/MS. Anais do IX Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM, Belo Horizonte, 2007.

ARIMATHÉA, M. A. D. Processos cognitivos e resolução de problemas na quinta-série do ensino fundamental: um estudo de caso. São Paulo: Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade Cruzeiro do Sul, 2007.

BARRETO, D. C. M.; PIASSA, Z. A. C. Aprendizagem matemática: reflexões relativas a prática pedagógica visando a superação das dificuldades em matemática apresentadas por alunos da Sala de Apoio à Aprendizagem de 5ª. série. In: PARANÁ O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2010. Curitiba: SEED/PR, v. 1, 2014. p. 1-30.

BORDEAUX, A. L. et al. Matemática: na vida & na escola. São Paulo: Editora do Brasil, v. 2, 2011.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, v. 3, 1997.

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Construção do Sistema de Numeração Decimal. Caderno 3. Brasília: MEC, SEB, 2014.

BRITO, A. F.; BELLEMAIN, P. M. B. O uso de material manipulativo como recurso didático: construção da grandeza comprimento. Anais do II Simpósio Internacional de Educação Matemática - SIPEMAT, Recife, 2008.

CURI, E. A Matemática e os Professores dos Anos Iniciais. São Paulo: Musa Editora, 2005.

D'AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 5ª. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

EVES, H. W. Introdução à história da matemática. Tradução de Hygino H. Domingues. Campinas - SP: Editora da UNICAMP, 2004.

GENTILE, P.; GURGEL, T. Cálculo mental. Revista Nova Escola, Rio de Janeiro, 2007.

KAMII, C. A criança e o número: Implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação com escolares de 4 a 6 anos. Tradução de Regina A. de Assis. 39ª. ed. Campinas: Papirus, 2012.

NUNES, T.; BRYANT, P. Crianças Fazendo Matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

OLIVEIRA, G. S. D. Curiosidade Matemática: calculando com os dedos da mãos. Ensino em Re-vista, Uberlândia, v. 6, n. 1, 1998. p. 123-130.

PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Tradução de Maria Alice Magalhães D'Amorim e Paulo Sergio Lima Silva. 24ª. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

PIAGET, J.; INHELDER, B. A psicologia da criança. Tradução de Octavio Mendes Cajado. 5ª. ed. Rio de Janeiro: Difel, 2011.

SANTOS, M. B. Q. D. C. P. D. Ensino da matemática em cursos de pedagogia: a formação do professor polivalente. São Paulo: Tese de Doutorado em Educação Matemática - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) , 2009.

SELVA, A. C. V. Discutindo o uso de materiais concretos na resolução de problemas de divisão. In: ANALUCIA, S.; CARRAHER, D. A compreensão de conceitos aritméticos – ensino e pesquisa. Campinas: Papirus, 1998. p. 95-119.

SILVEIRA, M. R. A. D. "Matemática é difícil" - um sentido pré-construído evidenciado na fala dos alunos. Anais da XXV Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - ANPED, Caxambú, p. 1-17, 2002.

TOLEDO, M. B. D. A.; TOLEDO, M. D. A. Teoria e prática de matemática: como dois e dois. São Paulo: FTD, 2009.

TRACANELLA, A. T.; BONANNO, A. D. L. A construção do conceito de números e suas implicações na aprendizagem das operações matemáticas. Anais do XII Encontro Nacional de Ensino de Matemática - ENEM, São Paulo, 2016.

VIZOLLI, I. et al. Operação de multiplicação: abordagens presente em livros de 5ª série. Educação Matemática em Revista, v. 9, n. 9, 2008. p. 18-25.

YOKOYAMA, L. A. Uma abordagem multisensorial para o desenvolvimento do conceito de número natural em indivíduos com Síndrome de Down. São Paulo: Tese de Doutorado em Educação Matemática - Unoversidade Bandeirante de São Paulo (UniBan), 2012.

Downloads

Publicado

12.12.2016

Como Citar

BRANDÃO COSTA, Ademir; FATIMA SILVA OLIVEIRA, Ritianne de; SOUSA MORAES, Romis de; BEIRIGO LOPES, Thiago. MULTIPLICANDO COM O USO DAS MÃOS COMO ALTERNATIVA À MEMORIZAÇÃO DA TABUADA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 30–43, 2016. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2016.v1.n1.p30-43.id6. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/653. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>