ENSINO DE MATEMÁTICA NA REVISTA PRÁTICA DOCENTE: UMA ANÁLISE DE SIMILITUDE COM O USO DO IRAMUTEQ

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e35.id1586

Palavras-chave:

Estado do conhecimento, Matemática, Revista Prática Docente, Professor, Estudante

Resumo

Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar as publicações da seção de Matemática e suas tecnologias da Revista Prática Docente. A pesquisa abordou o estado do conhecimento em relação à produção científica desse periódico, desde sua instituição em 2016 até o último número de 2021. Desenvolve-se um mapeamento da produção científica relacionada à prática docente em matemática, envolvendo tanto os métodos de ensino quando a formação inicial ou continuada de professores, sejam em práticas de ensino, relatos de experiência ou políticas públicas. Para o auxílio das análises, utilizou-se o programa IRaMuTeQ, que dentre suas funções fornece diversos tipos de análises de dados textuais, baseado na lexicografia das palavras. De acordo com os resultados, pode ser percebido que todas as Análises de Similitude realizadas a partir dos corpos textuais composto pelos resumos, objetivos, métodos e resultados indicados nos artigos relacionam a matemática com a formação de professores e com o ensino ou aprendizagem do estudante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Raylson dos Santos Carneiro, UFT

Doutorando em Educação na Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/EDUCANORTE/UFT) Professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Thiago Beirigo Lopes, UFMT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT) Professor no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Chiara Maria Seidel Luciano Dias, UFMT

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT) Professora na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Docente do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT/UNEMAT)

Referências

BORGES, Regilson Maciel; CALDERÓN, Adolfo Ignacio. Avaliação educacional: o estado do conhecimento da Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (1993-2008). Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 19, n. 70, p. 43-56, 2011. https://doi.org/10.1590/S0104-40362011000100004

BRASIL. Lei Nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008: Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília: Planalto, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 21 set. 2017.

CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. IRAMUTEQ: um software gratuito para análisede dados textuais. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 21, n. 2, p. 513-518, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2013000200016. Acesso em: 20 abr. 2022.

CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. Tutorial para uso do software Iramuteq. Iramuteq, 2018. Disponível em: http://iramuteq.org/documentation/fichiers/tutoriel-portugais-22-11-2018. Acesso em: 20 abr. 2022.

CAPES. Critérios de qualificação Qualis - Ensino. Ensino - Memória da área, 2017. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/avaliacao/arquivo_qualis.pdf. Acesso em: 15 abr. 2021.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas ‘estado da arte’. Educação e Sociedade, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002. https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013

GOOGLE. Perfil Revista Prática Docente. Google Acadêmico, 2021. Disponível em: https://scholar.google.com/citations?user=hRRwZvSr8zEC. Acesso em: 23 nov. 2021.

MARCHAND, Pascal; RATINAUD, Pierre. Analyse de similitude appliquée aux corpus textuels. In: ACTES DES 11EME JOURNÉES INTERNATIONALES D’ANALYSE STATISTIQUE DES DONNÉES TEXTUELLES. JADT, [S.l.]. Anais..., 2012. p. 687-699. Disponível em: http://lexicometrica.univ-paris3.fr/jadt/jadt2012/Communications/Marchand,%20Pascal%20et%20al.%20-%20L'analyse%20de%20similitude%20appliquee%20aux%20corpus%20textuels.pdf. Acesso em: 20 abr. 2022.

MOROSINI, Marília Costa. Estado do conhecimento sobre internacionalização da educação superior: conceitos e práticas. Educar em revista, v. 28, p. 107-124, 2006. https://doi.org/10.1590/S0104-40602006000200008

MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por escrito, v. 5, n. 2, p. 154-164, 2014. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875

REFERÊNCIAS DO CORPUS DA PESQUISA

AZEVEDO, Mara Oliveira de et al. Júri Simulado e Phillips 66: estratégias de ensino com alunos do 2º ano do ensino médio. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 179-196, 2017. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p179-196.id75

BARBOSA, Francisco Ellivelton; PONTES, Márcio Matoso de; CASTRO, Juscileide Braga de. A utilização da gamificação aliada às tecnologias digitais no ensino da matemática: um panorama de pesquisas brasileiras. Revista Prática Docente, v. 5, n. 3, p. 1593-1611, 2020. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1593-1611.id905

BELMAR, Cesar Cristiano; WIELEWSKI, Gladys Denise. A formação do professor como educador de jovens e adultos: uma investigação nos projetos pedagógicos de cursos presenciais de licenciatura em matemática de instituições de ensino superior públicas da região amazônica. Revista Prática Docente, v. 3, n. 1, p. 107-124, 2018. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p107-124.id177

BITENCOURT, Loriége Pessoa; SILVA, Amanda Escobar da. O ensino de conteúdos matemáticos na educação básica e as relações entre as teorias matemáticas e as aplicações práticas no cotidiano dos estudantes: um olhar de um grupo de professoras. Revista Prática Docente, v. 5, n. 1, p. 8-27, 2020. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p8-27.id563

BLASS, Leandro; GOERGEN, Guilherme; IRALA, Valesca Brasil. Análise das percepções e desempenhos discentes com a utilização do software R em uma disciplina de graduação de natureza multicurso. Revista Prática Docente, v. 5, n. 3, p. 1568-1592, 2020. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1568-1592.id886

BONI, Keila Tatiana; CARVALHO, Diego Fogaça. Aprendizagem durante o exercício profissional: um estudo à luz dos focos de aprendizagem docente. Revista Prática Docente, v. 4, n. 2, p. 465-481, 2019. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p465-481.id530

BRESCOVIT, Luiz Eduardo; ALMEIDA, Laura Isabel Marques Vasconcelos de. Os cadernos de planejamento de matemática e os vestígios da matemática moderna na década de 1980. Revista Prática Docente, v. 6, n. 3, p. e085, 2021. https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n3.e085.id1264

CAMPOS, Fabio Antunes Brun de; ANTUNES, Fabíola Souza Leal; NEGREIROS, Cláudia Landin. O estudo de funções através de problemas matemáticos: aplicação em uma turma do PROEJA – Pontes e Lacerda - MT. Revista Prática Docente, v. 4, n. 1, p. 96-113, 2019. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p96-113.id380

CARDOSO, Letícia Silva; COSTA, Dailson Evangelista; MORAES, Mônica Suelen Ferreira de. O ensino de fração por meio do tangram: uma proposta de sequência didática. Revista Prática Docente, v. 3, n. 1, p. 91-106, 2018. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p91-106.id163

CARVALHO, Euvaldo; VIZOLLI, Idemar; PEREIRA, Onesimo Rodrigues. A abordagem de fração em livros didáticos de matemática do sexto ano do ensino fundamental aprovados no PNLD de 2020. Revista Prática Docente, v. 5, n. 3, p. 1529-1546, 2020. https://doi.org/10.23926/RPD.2020.v5.n3.1529-1546.id826

CASTILHO, Giovana Rodrigues; PROENÇA, Marcelo Carlos de. Análise do conhecimento de licenciandos em matemática sobre o conceito e o ensino de polígono. Revista Prática Docente, v. 3, n. 1, p. 32-49, 2018. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p32-49.id173

COSTA, Ademir Brandão et al. Multiplicando com o uso das mãos como alternativa à memorização da tabuada. Revista Prática Docente, v. 1, n. 1, p. 30-43, 2016. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2016.v1.n1.p30-43.id6

COSTA, Ademir Brandão et al. Conteúdos de matemática presentes nas matrizes dos cursos de pedagogia ofertados no estado do Tocantins. Revista Prática Docente, v. 5, n. 1, p. 65-80, 2020 https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p65-80.id633

COSTA, Walber Christiano Lima da; SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da. Leitura, tradução e interpretação de textos matemáticos para alunos surdos. Revista Prática Docente, v. 1, n. 1, p. 4-16, 2016. https://doi.org/10.23926/rpd.v1i1.11

COSTA, Walber Christiano Lima da; SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da. O cálculo de cabeça e o surdo: imaginando em sinais. Revista Prática Docente, v. 2, n. 2, p. 124-137, 2017. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p124-137.id58

CORRÊA, Cristiane Vilmer; ALBUQUERQUE, Marlos Gomes de. Uma trajetória do ensino de matemática em séries iniciais do ensino fundamental: vestígios históricos presentes em uma escola localizada na zona rural da amazônia brasileira. Revista Prática Docente, v. 4, n. 1, p. 61-79, 2019. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p61-79.id367

GAMA, Marta Maria; ALMEIDA, Laura Isabel Marques Vasconcelos de; PINTO, Neuza Bertoni. Geometria na formação das normalistas do instituto santa marta no município de Barra do Garças (1960 - 1980). Revista Prática Docente, v. 5, n. 2, p. 626-651, 2020. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p626-651.id691

GOMES, Nayara Alves; OLIVEIRA, Glaydson Francisco. Uma atividade de campo no santuário do Lima/RN: proposta de atividade de geometria. Revista Prática Docente, v. 5, n. 2, p. 700-722, 2020. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p700-722.id782

LEIVAS, José Carlos Pinto. Resolução de problemas e as operações de adição e subtração na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Prática Docente, v. 4, n. 1, p. 5-23, 2019. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p5-23.id308

LIMA, Diego Rodrigo Habr de et al. Os desafios na relação professor-aluno nas aulas de matemática no período pandêmico da COVID-19. Revista Prática Docente, v. 6, n. 3, p. e087, 2021. https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n3.e087.id1321

LIMA, Severino Roberto de et al. Um olhar sobre aspectos de fração presentes na primeira prova do Sistema de Avaliação do Estado do Tocantins. Revista Prática Docente, v. 4, n. 1, p. 114-133, 2019. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p114-133.id382

LIMA, Vanessa Suligo Araujo; SOUTO, Daise Lago Pereira; KOCHHANN, Maria Elizabete Rambo. Tecnologias digitais no ensino superior: um zoom. Revista Prática Docente, v. 2, n. 2, p. 138-157, 2017. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p138-157.id68

LOPES, Thiago Beirigo; FRIZON, Laila Cristina; SANTOS, Levi Manoel dos. Out-of-class studies focus on solving problem as a preparation for OBMEP. Revista Prática Docente, v. 3, n. 1, p. 41-53, 2018. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p41-53.id180

MAFRA, José Ricardo e Souza et al. Uma avaliação inicial do curso de licenciatura integrada em matemática e física da UFOPA/PA. Revista Prática Docente, v. 4, n. 2, p. 411-430, 2019. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p411-430.id464

MALCHER JUNIOR, João do Espírito Santo Lima; JUCÁ, Rosineide de Sousa. Práticas docentes relacionadas ao ensino de transformações geométricas. Revista Prática Docente, v. 4, n. 2, p. 375-390, 2019. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p375-390.id426

MATNI, Renata Cristina Alves; SÁ, Pedro Franco de; SANTOS, Maria de Lourdes Silva. Resultados de estudos brasileiros de 1996-2016 sobre atitudes de estudantes em relação à matemática. Revista Prática Docente, v. 5, n. 3, p. 1547-1567, 2020. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1547-1567.id857

MATOS, Rogério da Silva. Considerações acerca da formação inicial de professores: relatos da experiência envolvendo o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI). Revista Prática Docente, v. 1, n. 1, p. 17-29, 2016. https://doi.org/10.23926/rpd.v1i1.5

MENEGUETE, Hemilyn da Silva; TURKE, Nathália Hernandes; PASSOS, Marinez Meneghello. Education of teachersof the initial years of elementary school in the face of overcoming difficulties in mathematics. Revista Prática Docente, v. 6, n. 2, p. e051, 2021. https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n2.e051.id1069

MORAES, Eriene Macêdo de; COSTA, Walber Christiano Lima da; PASSOS, Vânia Maria de Araújo. Ensino remoto: percepções de professores que ensinam matemática. Revista Prática Docente, v. 6, n. 2, p. e029, 2021. https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n2.e029.id1109

MOREIRA, Geraldo Eustáquio et al. Formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática: socializando experiências exitosas do DIEM. Revista Prática Docente, v. 6, n. 1, p. e001, 2021. https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n1.e001.id865

OLIVEIRA, Carloney Alves de. Sala de aula invertida nas aulas de matemática na formação do pedagogo em tempos de cibercultura. Revista Prática Docente, v. 3, n. 1, p. 125-139, 2018. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p125-139.id189

OLIVEIRA, Fabio Caires de; BUCHARDT, Arlete Tavares. Formação continuada: uma proposta de prática investigativa e interdisciplinar para o ensino de geometria plana. Revista Prática Docente, v. 3, n. 1, p. 75-90, 2018. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p75-90.id191

OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares et al. Aproximação da história da matemática presente nos livros didáticos com a escrita historiográfica tradicional e atualizada. Revista Prática Docente, v. 3, n. 2, p. 406-417, 2018. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p406-417.id236

OLIVEIRA, Kelly; VIZOLLI, Idemar; AGUIAR, José Vicente de Souza. Docente-formadora-pesquisadora em devir: refletindo sobre o estágio mediado por eixos integradores. Revista Prática Docente, v. 6, n. 2, p. e030, 2021. https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n2.e030.id1039

OLIVEIRA, Valdete Leal de; MENDES, Iran Abreu. O conceito de aprendizagem na interlocução neurociência e educação em teses doutorais. Revista Prática Docente, v. 6, n. 1, p. e003, 2021. https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n1.e003.id940

OTTE, Michael Friedrich et al. Reasons for a semiotic approach to mathematics education. Revista Prática Docente, v. 4, n. 1, p. 24-41, 2019. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p24-41.id350

PEREIRA, Ana Carolina Costa; OLIVEIRA, Gisele Pereira. O ambiente remoto como ferramenta promotora de práticas laboratoriais no ensino de trigonometria em cursos de licenciatura em matemática. Revista Prática Docente, v. 6, n. 2, p. e027, 2021. https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n2.e027.id1076

PEREIRA, Fernando Francisco; DONEZE, Iara Souza; PANSANATO, Luciano Tadeu Esteves. Números inteiros e decimais: uma abordagem dos conteúdos de matemática por meio de um jogo frente às dificuldades do cenário tecnológico da educação básica. Revista Prática Docente, v. 3, n. 2, p. 386-405, 2018. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p386-405.id231

PERIPOLLI, Patrícia Zanon. Formação inicial de professores de matemática frente às tecnologias digitais. Revista Prática Docente, v. 6, n. 3, p. e084, 2021. https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n3.e084.id1259

PIRES, Lucas Silva; MENDES, Iran Abreu. História da matemática do ensino fundamental nos livros de minicursos da SBHMat (2001-2017). Revista Prática Docente, v. 5, n. 1, p. 28-44, 2020. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p28-44.id575

REHFELDT, Márcia Jussara Hepp; OLIVEIRA, Edicionina Marinho Gomes; SCHUCK, Rogério José. Exploração do software GeoGebra em um curso de formação continuada: uma proposta dinâmica para o estudo de isometrias do tipo rotação. Revista Prática Docente, v. 4, n. 1, p. 42-60, 2019. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p42-60.id361

REHFELDT, Márcia Jussara Hepp; QUARTIERI, Marli Teresinha; GRÄFF, Camila Baseggio. Relato de uma intervenção na área da matemática no curso de administração. Revista Prática Docente, v. 4, n. 2, p. 355-374, 2019. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p355-374.id421

ROCHA, Adriano Aparecido Soares da; SÁ, Pedro Franco de. O ensino de conjuntos do ponto de vista de estudantes do Marajó. Revista Prática Docente, v. 2, n. 2, p. 197-215, 2017. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p197-215.id109

RODRIGUES, André Lima; TEIXEIRA, Bruno Rodrigo. Conhecimento Matemático para o Ensino (MKT): um levantamento bibliográfico em dissertações e teses brasileiras. Revista Prática Docente, v. 5, n. 2, p. 608-625, 2020. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p608-625.id689

RODRIGUES, Márcio Urel et al. OBMEP na perspectiva dos ambientes de aprendizagem: uma análise de conteúdo no período de 2005 a 2017. Revista Prática Docente, v. 3, n. 1, p. 54-74, 2018. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p54-74.id193

SÁ, Pedro Franco de; SANTOS, Maria de Lourdes Silva; RIBEIRO, Andrea da Silva Marques. SAEB e PNLD: dissonâncias e implicações das avaliações de larga escala no contexto educacional brasileiro. Revista Prática Docente, v. 5, n. 2, p. 673-699, 2021. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p673-699.id724

SANTANA, Geslane Figueiredo da Silva et al. A Melodia do Bem-Te-Vi compondo saberes na educação científica em uma abordagem STEAM. Revista Prática Docente, v. 6, n. 3, p. e076, 2021. https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n3.e076.id1103

SANTOS, Joelma Nogueira dos; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A matemática aplicada no curso de serviço de restaurante e bar do IFCE: explorando as grandezas e medidas. Revista Prática Docente, v. 1, n. 1, p. 44-53, 2016. https://doi.org/10.23926/rpd.v1i1.18

SANTOS, Luciene Costa et al. Desenvolvimento de sequência didática com a utilização do geoplano no ensino de figuras planas na 1ª série do ensino médio. Revista Prática Docente, v. 5, n. 2, p. 582-607, 2020. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p582-607.id671

SANTOS, Martielle Soledade Souza; NOUR, Alfredo Dib. Educação financeira: aprendizagem de progressões geométricas aplicadas aos juros compostos na perspectiva da educação matemática crítica. Revista Prática Docente, v. 5, n. 1, p. 45-64, 2020. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p45-64.id607

SCAPIN, Larissa Leal et al. Tecnologias assistivas, ensino de frações e surdez: olhares de acadêmicos de um curso de licenciatura em matemática. Revista Prática Docente, v. 4, n. 2, p. 391-410, 2019. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p391-410.id450

SILVA, Márcio Nascimento da; ZAMPERETTI, Maristani Polidori. Professorandos-com-GeoGebra: experiências na formação de professores de matemática. Revista Prática Docente, v. 6, n. 2, p. e028, 2021. https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n2.e028.id1058

SOARES, Gabriel de Oliveira. Características dos três mundos da matemática que emergem na resolução de questões envolvendo o conceito de limite. Revista Prática Docente, v. 4, n. 1, p. 80-95, 2019. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p80-95.id370

SOBREIRA, Andre; PEREIRA, Ducival Carvalho; SÁ, Pedro Franco de. O ensino do valor do dinheiro no tempo por meio de atividades. Revista Prática Docente, v. 6, n. 1, p. e002, 2021. https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n1.e002.id788

SOUSA, Amanda Cristina de; PROENÇA, Marcelo Carlos de. Uma proposta de ensino de equação de 1.º grau com uma incógnita via resolução de problemas. Revista Prática Docente, v. 4, n. 2, p. 431-451, 2019. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p431-451.id511

SOUSA, Giselle Costa de; COSTA, Allyson Emanuel Januário da; SANTOS, Yasmin Pinheiro dos. Uma investigação histórica bibliográfica de porquês matemáticos sobre poliedros regulares. Revista Prática Docente, v. 3, n. 1, p. 19-31, 2018. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p19-31.id128

SOUSA, Jeyze Santos de; PEREIRA, Ana Carolina Costa; SILVA, Isabelle Coelho da. Uma proposta envolvendo atividades históricas investigativas a partir da Revista Al-Karismi, de Malba Tahan: estudando quadrados mágicos. Revista Prática Docente, v. 4, n. 2, p. 482-498, 2019. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p482-498.id551

STASCOVIAN, Juliana; ALMEIDA, Laura Isabel Marques Vasconcelos de. A Revista Educação em Mato Grosso: vestígios da matemática na cultura escolar. Revista Prática Docente, v. 4, n. 2, p. 452-464, 2019. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p452-464.id514

QUADROS, Vera Cristina de; KOCHHANN, Maria Elizabete Rambo. O estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em matemática: relações entre saberes e identidade docente. Revista Prática Docente, v. 3, n. 1, p. 5-18, 2018. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p5-18.id74

TOMAZELI, Lenir; PALMA, Rute Cristina Domingos da. Formação continuada de professores que ensinam matemática no primeiro ciclo: análise de uma proposta implementada no estado de Mato Grosso. Revista Prática Docente, v. 4, n. 2, p. 499-513, 2019. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p499-513.id557

TORTORA, Evandro. Diálogos com a matemática na educação infantil: possibilidades de aprendizagem com a Pedagogia Freinet. Revista Prática Docente, v. 5, n. 2, p. 652-672, 2020. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p652-672.id715

URÍBIO, Solange Ramos Teixeira; SILVA, Adelmo Carvalho. A influência do livro didático na prática pedagógica do professor que ensina matemática. Revista Prática Docente, v. 2, n. 2, p. 158-178, 2017. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p158-178.id73

Downloads

Publicado

04.02.2022

Como Citar

SANTOS CARNEIRO, Raylson dos; BEIRIGO LOPES, Thiago; SEIDEL LUCIANO DIAS, Chiara Maria. ENSINO DE MATEMÁTICA NA REVISTA PRÁTICA DOCENTE: UMA ANÁLISE DE SIMILITUDE COM O USO DO IRAMUTEQ. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e035, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e35.id1586. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/285. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias