ENSINO DE MATEMÁTICA NA REVISTA PRÁTICA DOCENTE: UMA ANÁLISE DE SIMILITUDE COM O USO DO IRAMUTEQ
DOI:
10.23926/RPD.2022.v7.n1.e35.id1586Palavras-chave:
Estado do conhecimento, Matemática, Revista Prática Docente, Professor, EstudanteResumo
Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar as publicações da seção de Matemática e suas tecnologias da Revista Prática Docente. A pesquisa abordou o estado do conhecimento em relação à produção científica desse periódico, desde sua instituição em 2016 até o último número de 2021. Desenvolve-se um mapeamento da produção científica relacionada à prática docente em matemática, envolvendo tanto os métodos de ensino quando a formação inicial ou continuada de professores, sejam em práticas de ensino, relatos de experiência ou políticas públicas. Para o auxílio das análises, utilizou-se o programa IRaMuTeQ, que dentre suas funções fornece diversos tipos de análises de dados textuais, baseado na lexicografia das palavras. De acordo com os resultados, pode ser percebido que todas as Análises de Similitude realizadas a partir dos corpos textuais composto pelos resumos, objetivos, métodos e resultados indicados nos artigos relacionam a matemática com a formação de professores e com o ensino ou aprendizagem do estudante.
Downloads
Métricas
Referências
BORGES, Regilson Maciel; CALDERÓN, Adolfo Ignacio. Avaliação educacional: o estado do conhecimento da Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (1993-2008). Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 19, n. 70, p. 43-56, 2011. https://doi.org/10.1590/S0104-40362011000100004
BRASIL. Lei Nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008: Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília: Planalto, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 21 set. 2017.
CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. IRAMUTEQ: um software gratuito para análisede dados textuais. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 21, n. 2, p. 513-518, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2013000200016. Acesso em: 20 abr. 2022.
CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. Tutorial para uso do software Iramuteq. Iramuteq, 2018. Disponível em: http://iramuteq.org/documentation/fichiers/tutoriel-portugais-22-11-2018. Acesso em: 20 abr. 2022.
CAPES. Critérios de qualificação Qualis - Ensino. Ensino - Memória da área, 2017. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/avaliacao/arquivo_qualis.pdf. Acesso em: 15 abr. 2021.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas ‘estado da arte’. Educação e Sociedade, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002. https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013
GOOGLE. Perfil Revista Prática Docente. Google Acadêmico, 2021. Disponível em: https://scholar.google.com/citations?user=hRRwZvSr8zEC. Acesso em: 23 nov. 2021.
MARCHAND, Pascal; RATINAUD, Pierre. Analyse de similitude appliquée aux corpus textuels. In: ACTES DES 11EME JOURNÉES INTERNATIONALES D’ANALYSE STATISTIQUE DES DONNÉES TEXTUELLES. JADT, [S.l.]. Anais..., 2012. p. 687-699. Disponível em: http://lexicometrica.univ-paris3.fr/jadt/jadt2012/Communications/Marchand,%20Pascal%20et%20al.%20-%20L'analyse%20de%20similitude%20appliquee%20aux%20corpus%20textuels.pdf. Acesso em: 20 abr. 2022.
MOROSINI, Marília Costa. Estado do conhecimento sobre internacionalização da educação superior: conceitos e práticas. Educar em revista, v. 28, p. 107-124, 2006. https://doi.org/10.1590/S0104-40602006000200008
MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por escrito, v. 5, n. 2, p. 154-164, 2014. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875
REFERÊNCIAS DO CORPUS DA PESQUISA
AZEVEDO, Mara Oliveira de et al. Júri Simulado e Phillips 66: estratégias de ensino com alunos do 2º ano do ensino médio. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 179-196, 2017. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p179-196.id75
BARBOSA, Francisco Ellivelton; PONTES, Márcio Matoso de; CASTRO, Juscileide Braga de. A utilização da gamificação aliada às tecnologias digitais no ensino da matemática: um panorama de pesquisas brasileiras. Revista Prática Docente, v. 5, n. 3, p. 1593-1611, 2020. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1593-1611.id905
BELMAR, Cesar Cristiano; WIELEWSKI, Gladys Denise. A formação do professor como educador de jovens e adultos: uma investigação nos projetos pedagógicos de cursos presenciais de licenciatura em matemática de instituições de ensino superior públicas da região amazônica. Revista Prática Docente, v. 3, n. 1, p. 107-124, 2018. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p107-124.id177
BITENCOURT, Loriége Pessoa; SILVA, Amanda Escobar da. O ensino de conteúdos matemáticos na educação básica e as relações entre as teorias matemáticas e as aplicações práticas no cotidiano dos estudantes: um olhar de um grupo de professoras. Revista Prática Docente, v. 5, n. 1, p. 8-27, 2020. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p8-27.id563
BLASS, Leandro; GOERGEN, Guilherme; IRALA, Valesca Brasil. Análise das percepções e desempenhos discentes com a utilização do software R em uma disciplina de graduação de natureza multicurso. Revista Prática Docente, v. 5, n. 3, p. 1568-1592, 2020. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1568-1592.id886
BONI, Keila Tatiana; CARVALHO, Diego Fogaça. Aprendizagem durante o exercício profissional: um estudo à luz dos focos de aprendizagem docente. Revista Prática Docente, v. 4, n. 2, p. 465-481, 2019. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p465-481.id530
BRESCOVIT, Luiz Eduardo; ALMEIDA, Laura Isabel Marques Vasconcelos de. Os cadernos de planejamento de matemática e os vestígios da matemática moderna na década de 1980. Revista Prática Docente, v. 6, n. 3, p. e085, 2021. https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n3.e085.id1264
CAMPOS, Fabio Antunes Brun de; ANTUNES, Fabíola Souza Leal; NEGREIROS, Cláudia Landin. O estudo de funções através de problemas matemáticos: aplicação em uma turma do PROEJA – Pontes e Lacerda - MT. Revista Prática Docente, v. 4, n. 1, p. 96-113, 2019. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p96-113.id380
CARDOSO, Letícia Silva; COSTA, Dailson Evangelista; MORAES, Mônica Suelen Ferreira de. O ensino de fração por meio do tangram: uma proposta de sequência didática. Revista Prática Docente, v. 3, n. 1, p. 91-106, 2018. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p91-106.id163
CARVALHO, Euvaldo; VIZOLLI, Idemar; PEREIRA, Onesimo Rodrigues. A abordagem de fração em livros didáticos de matemática do sexto ano do ensino fundamental aprovados no PNLD de 2020. Revista Prática Docente, v. 5, n. 3, p. 1529-1546, 2020. https://doi.org/10.23926/RPD.2020.v5.n3.1529-1546.id826
CASTILHO, Giovana Rodrigues; PROENÇA, Marcelo Carlos de. Análise do conhecimento de licenciandos em matemática sobre o conceito e o ensino de polígono. Revista Prática Docente, v. 3, n. 1, p. 32-49, 2018. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p32-49.id173
COSTA, Ademir Brandão et al. Multiplicando com o uso das mãos como alternativa à memorização da tabuada. Revista Prática Docente, v. 1, n. 1, p. 30-43, 2016. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2016.v1.n1.p30-43.id6
COSTA, Ademir Brandão et al. Conteúdos de matemática presentes nas matrizes dos cursos de pedagogia ofertados no estado do Tocantins. Revista Prática Docente, v. 5, n. 1, p. 65-80, 2020 https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p65-80.id633
COSTA, Walber Christiano Lima da; SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da. Leitura, tradução e interpretação de textos matemáticos para alunos surdos. Revista Prática Docente, v. 1, n. 1, p. 4-16, 2016. https://doi.org/10.23926/rpd.v1i1.11
COSTA, Walber Christiano Lima da; SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da. O cálculo de cabeça e o surdo: imaginando em sinais. Revista Prática Docente, v. 2, n. 2, p. 124-137, 2017. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p124-137.id58
CORRÊA, Cristiane Vilmer; ALBUQUERQUE, Marlos Gomes de. Uma trajetória do ensino de matemática em séries iniciais do ensino fundamental: vestígios históricos presentes em uma escola localizada na zona rural da amazônia brasileira. Revista Prática Docente, v. 4, n. 1, p. 61-79, 2019. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p61-79.id367
GAMA, Marta Maria; ALMEIDA, Laura Isabel Marques Vasconcelos de; PINTO, Neuza Bertoni. Geometria na formação das normalistas do instituto santa marta no município de Barra do Garças (1960 - 1980). Revista Prática Docente, v. 5, n. 2, p. 626-651, 2020. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p626-651.id691
GOMES, Nayara Alves; OLIVEIRA, Glaydson Francisco. Uma atividade de campo no santuário do Lima/RN: proposta de atividade de geometria. Revista Prática Docente, v. 5, n. 2, p. 700-722, 2020. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p700-722.id782
LEIVAS, José Carlos Pinto. Resolução de problemas e as operações de adição e subtração na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Prática Docente, v. 4, n. 1, p. 5-23, 2019. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p5-23.id308
LIMA, Diego Rodrigo Habr de et al. Os desafios na relação professor-aluno nas aulas de matemática no período pandêmico da COVID-19. Revista Prática Docente, v. 6, n. 3, p. e087, 2021. https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n3.e087.id1321
LIMA, Severino Roberto de et al. Um olhar sobre aspectos de fração presentes na primeira prova do Sistema de Avaliação do Estado do Tocantins. Revista Prática Docente, v. 4, n. 1, p. 114-133, 2019. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p114-133.id382
LIMA, Vanessa Suligo Araujo; SOUTO, Daise Lago Pereira; KOCHHANN, Maria Elizabete Rambo. Tecnologias digitais no ensino superior: um zoom. Revista Prática Docente, v. 2, n. 2, p. 138-157, 2017. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p138-157.id68
LOPES, Thiago Beirigo; FRIZON, Laila Cristina; SANTOS, Levi Manoel dos. Out-of-class studies focus on solving problem as a preparation for OBMEP. Revista Prática Docente, v. 3, n. 1, p. 41-53, 2018. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p41-53.id180
MAFRA, José Ricardo e Souza et al. Uma avaliação inicial do curso de licenciatura integrada em matemática e física da UFOPA/PA. Revista Prática Docente, v. 4, n. 2, p. 411-430, 2019. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p411-430.id464
MALCHER JUNIOR, João do Espírito Santo Lima; JUCÁ, Rosineide de Sousa. Práticas docentes relacionadas ao ensino de transformações geométricas. Revista Prática Docente, v. 4, n. 2, p. 375-390, 2019. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p375-390.id426
MATNI, Renata Cristina Alves; SÁ, Pedro Franco de; SANTOS, Maria de Lourdes Silva. Resultados de estudos brasileiros de 1996-2016 sobre atitudes de estudantes em relação à matemática. Revista Prática Docente, v. 5, n. 3, p. 1547-1567, 2020. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1547-1567.id857
MATOS, Rogério da Silva. Considerações acerca da formação inicial de professores: relatos da experiência envolvendo o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI). Revista Prática Docente, v. 1, n. 1, p. 17-29, 2016. https://doi.org/10.23926/rpd.v1i1.5
MENEGUETE, Hemilyn da Silva; TURKE, Nathália Hernandes; PASSOS, Marinez Meneghello. Education of teachersof the initial years of elementary school in the face of overcoming difficulties in mathematics. Revista Prática Docente, v. 6, n. 2, p. e051, 2021. https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n2.e051.id1069
MORAES, Eriene Macêdo de; COSTA, Walber Christiano Lima da; PASSOS, Vânia Maria de Araújo. Ensino remoto: percepções de professores que ensinam matemática. Revista Prática Docente, v. 6, n. 2, p. e029, 2021. https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n2.e029.id1109
MOREIRA, Geraldo Eustáquio et al. Formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática: socializando experiências exitosas do DIEM. Revista Prática Docente, v. 6, n. 1, p. e001, 2021. https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n1.e001.id865
OLIVEIRA, Carloney Alves de. Sala de aula invertida nas aulas de matemática na formação do pedagogo em tempos de cibercultura. Revista Prática Docente, v. 3, n. 1, p. 125-139, 2018. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p125-139.id189
OLIVEIRA, Fabio Caires de; BUCHARDT, Arlete Tavares. Formação continuada: uma proposta de prática investigativa e interdisciplinar para o ensino de geometria plana. Revista Prática Docente, v. 3, n. 1, p. 75-90, 2018. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p75-90.id191
OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares et al. Aproximação da história da matemática presente nos livros didáticos com a escrita historiográfica tradicional e atualizada. Revista Prática Docente, v. 3, n. 2, p. 406-417, 2018. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p406-417.id236
OLIVEIRA, Kelly; VIZOLLI, Idemar; AGUIAR, José Vicente de Souza. Docente-formadora-pesquisadora em devir: refletindo sobre o estágio mediado por eixos integradores. Revista Prática Docente, v. 6, n. 2, p. e030, 2021. https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n2.e030.id1039
OLIVEIRA, Valdete Leal de; MENDES, Iran Abreu. O conceito de aprendizagem na interlocução neurociência e educação em teses doutorais. Revista Prática Docente, v. 6, n. 1, p. e003, 2021. https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n1.e003.id940
OTTE, Michael Friedrich et al. Reasons for a semiotic approach to mathematics education. Revista Prática Docente, v. 4, n. 1, p. 24-41, 2019. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p24-41.id350
PEREIRA, Ana Carolina Costa; OLIVEIRA, Gisele Pereira. O ambiente remoto como ferramenta promotora de práticas laboratoriais no ensino de trigonometria em cursos de licenciatura em matemática. Revista Prática Docente, v. 6, n. 2, p. e027, 2021. https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n2.e027.id1076
PEREIRA, Fernando Francisco; DONEZE, Iara Souza; PANSANATO, Luciano Tadeu Esteves. Números inteiros e decimais: uma abordagem dos conteúdos de matemática por meio de um jogo frente às dificuldades do cenário tecnológico da educação básica. Revista Prática Docente, v. 3, n. 2, p. 386-405, 2018. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p386-405.id231
PERIPOLLI, Patrícia Zanon. Formação inicial de professores de matemática frente às tecnologias digitais. Revista Prática Docente, v. 6, n. 3, p. e084, 2021. https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n3.e084.id1259
PIRES, Lucas Silva; MENDES, Iran Abreu. História da matemática do ensino fundamental nos livros de minicursos da SBHMat (2001-2017). Revista Prática Docente, v. 5, n. 1, p. 28-44, 2020. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p28-44.id575
REHFELDT, Márcia Jussara Hepp; OLIVEIRA, Edicionina Marinho Gomes; SCHUCK, Rogério José. Exploração do software GeoGebra em um curso de formação continuada: uma proposta dinâmica para o estudo de isometrias do tipo rotação. Revista Prática Docente, v. 4, n. 1, p. 42-60, 2019. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p42-60.id361
REHFELDT, Márcia Jussara Hepp; QUARTIERI, Marli Teresinha; GRÄFF, Camila Baseggio. Relato de uma intervenção na área da matemática no curso de administração. Revista Prática Docente, v. 4, n. 2, p. 355-374, 2019. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p355-374.id421
ROCHA, Adriano Aparecido Soares da; SÁ, Pedro Franco de. O ensino de conjuntos do ponto de vista de estudantes do Marajó. Revista Prática Docente, v. 2, n. 2, p. 197-215, 2017. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p197-215.id109
RODRIGUES, André Lima; TEIXEIRA, Bruno Rodrigo. Conhecimento Matemático para o Ensino (MKT): um levantamento bibliográfico em dissertações e teses brasileiras. Revista Prática Docente, v. 5, n. 2, p. 608-625, 2020. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p608-625.id689
RODRIGUES, Márcio Urel et al. OBMEP na perspectiva dos ambientes de aprendizagem: uma análise de conteúdo no período de 2005 a 2017. Revista Prática Docente, v. 3, n. 1, p. 54-74, 2018. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p54-74.id193
SÁ, Pedro Franco de; SANTOS, Maria de Lourdes Silva; RIBEIRO, Andrea da Silva Marques. SAEB e PNLD: dissonâncias e implicações das avaliações de larga escala no contexto educacional brasileiro. Revista Prática Docente, v. 5, n. 2, p. 673-699, 2021. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p673-699.id724
SANTANA, Geslane Figueiredo da Silva et al. A Melodia do Bem-Te-Vi compondo saberes na educação científica em uma abordagem STEAM. Revista Prática Docente, v. 6, n. 3, p. e076, 2021. https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n3.e076.id1103
SANTOS, Joelma Nogueira dos; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A matemática aplicada no curso de serviço de restaurante e bar do IFCE: explorando as grandezas e medidas. Revista Prática Docente, v. 1, n. 1, p. 44-53, 2016. https://doi.org/10.23926/rpd.v1i1.18
SANTOS, Luciene Costa et al. Desenvolvimento de sequência didática com a utilização do geoplano no ensino de figuras planas na 1ª série do ensino médio. Revista Prática Docente, v. 5, n. 2, p. 582-607, 2020. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p582-607.id671
SANTOS, Martielle Soledade Souza; NOUR, Alfredo Dib. Educação financeira: aprendizagem de progressões geométricas aplicadas aos juros compostos na perspectiva da educação matemática crítica. Revista Prática Docente, v. 5, n. 1, p. 45-64, 2020. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p45-64.id607
SCAPIN, Larissa Leal et al. Tecnologias assistivas, ensino de frações e surdez: olhares de acadêmicos de um curso de licenciatura em matemática. Revista Prática Docente, v. 4, n. 2, p. 391-410, 2019. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p391-410.id450
SILVA, Márcio Nascimento da; ZAMPERETTI, Maristani Polidori. Professorandos-com-GeoGebra: experiências na formação de professores de matemática. Revista Prática Docente, v. 6, n. 2, p. e028, 2021. https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n2.e028.id1058
SOARES, Gabriel de Oliveira. Características dos três mundos da matemática que emergem na resolução de questões envolvendo o conceito de limite. Revista Prática Docente, v. 4, n. 1, p. 80-95, 2019. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p80-95.id370
SOBREIRA, Andre; PEREIRA, Ducival Carvalho; SÁ, Pedro Franco de. O ensino do valor do dinheiro no tempo por meio de atividades. Revista Prática Docente, v. 6, n. 1, p. e002, 2021. https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n1.e002.id788
SOUSA, Amanda Cristina de; PROENÇA, Marcelo Carlos de. Uma proposta de ensino de equação de 1.º grau com uma incógnita via resolução de problemas. Revista Prática Docente, v. 4, n. 2, p. 431-451, 2019. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p431-451.id511
SOUSA, Giselle Costa de; COSTA, Allyson Emanuel Januário da; SANTOS, Yasmin Pinheiro dos. Uma investigação histórica bibliográfica de porquês matemáticos sobre poliedros regulares. Revista Prática Docente, v. 3, n. 1, p. 19-31, 2018. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p19-31.id128
SOUSA, Jeyze Santos de; PEREIRA, Ana Carolina Costa; SILVA, Isabelle Coelho da. Uma proposta envolvendo atividades históricas investigativas a partir da Revista Al-Karismi, de Malba Tahan: estudando quadrados mágicos. Revista Prática Docente, v. 4, n. 2, p. 482-498, 2019. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p482-498.id551
STASCOVIAN, Juliana; ALMEIDA, Laura Isabel Marques Vasconcelos de. A Revista Educação em Mato Grosso: vestígios da matemática na cultura escolar. Revista Prática Docente, v. 4, n. 2, p. 452-464, 2019. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p452-464.id514
QUADROS, Vera Cristina de; KOCHHANN, Maria Elizabete Rambo. O estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em matemática: relações entre saberes e identidade docente. Revista Prática Docente, v. 3, n. 1, p. 5-18, 2018. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p5-18.id74
TOMAZELI, Lenir; PALMA, Rute Cristina Domingos da. Formação continuada de professores que ensinam matemática no primeiro ciclo: análise de uma proposta implementada no estado de Mato Grosso. Revista Prática Docente, v. 4, n. 2, p. 499-513, 2019. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p499-513.id557
TORTORA, Evandro. Diálogos com a matemática na educação infantil: possibilidades de aprendizagem com a Pedagogia Freinet. Revista Prática Docente, v. 5, n. 2, p. 652-672, 2020. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p652-672.id715
URÍBIO, Solange Ramos Teixeira; SILVA, Adelmo Carvalho. A influência do livro didático na prática pedagógica do professor que ensina matemática. Revista Prática Docente, v. 2, n. 2, p. 158-178, 2017. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p158-178.id73
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.