OFICINAS PEDAGÓGICAS: VALORIZANDO E ESTIMULANDO OS SUJEITOS DA EJA CAMPO

Autores

  • Cleibiane Lopes da Silva Santos UNOPAR
  • Célia Ferreira de Sousa UNEMAT

DOI:

10.23926/rpd.v1i1.15

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Oficinas Pedagógicas, Educação do Campo

Resumo

O presente texto consta-se de um relato de experiência sobre práticas pedagógicas diferenciadas, realizada com a Educação de Jovens e Adultos do campo, na escola Estadual Antônio Alves Dias, localizada no assentamento Jacaré Valente, município de Confresa, Mato Grosso, e teve como objetivo verificar formas de valorizar os saberes, experiências e história de vida dos sujeitos dessa modalidade, por meio da promoção de situações de aprendizagens que pudessem significar para além dos espaços escolares; também refletir sobre formação docente para atuação na EJA, visto que o professor precisa assumir uma postura autônoma na construção/reconstrução dos saberes necessários para o trabalho com a EJA. Dentre os resultados obtidos com a pesquisa se destacam, a necessidade de haver constantemente ação-reflexão-ação, no exercício da docência, principalmente sobre o planejamento pedagógico, pois este, subsidia cotidianamente a prática docente e valoriza as especificidades presentes nessa modalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cleibiane Lopes da Silva Santos, UNOPAR

Graduada em Letras. Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).

Célia Ferreira de Sousa , UNEMAT

Mestra em Letras. Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT).

Referências

ALVARES, Sonia Carbonell. Educação estética na EJA: a beleza de ensinar e aprender com jovens e adultos. São Paulo: Telos, 2012.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. 8.ed.São Paulo: Cortez, 2003.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritores. 14 ed. rev. atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

LIBÂNEO, José C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001.

NÓVOA, António (org.). Os professores e sua formação. 2 ed. Lisboa, Portugal: Dom Quixote, 1995.

SOUSA, Célia Ferreira. Saberes e sabores: das leituras de narrativas literárias africanas à construção de leitores na Educação de Jovens e Adultos. Cáceres: Dissertação de Mestrado Profissional em Letras – Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), 2015.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico – elementos metodológicos para a elaboração e a realização. 16ª ed. São Paulo: Libertad, 2006. (Cadernos Pedagógicos do Libertad; v.1).

Downloads

Publicado

12.12.2016

Como Citar

LOPES DA SILVA SANTOS, Cleibiane; FERREIRA DE SOUSA , Célia. OFICINAS PEDAGÓGICAS: VALORIZANDO E ESTIMULANDO OS SUJEITOS DA EJA CAMPO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 67–78, 2016. DOI: 10.23926/rpd.v1i1.15. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/656. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias