OFICINAS PEDAGÓGICAS: VALORIZANDO E ESTIMULANDO OS SUJEITOS DA EJA CAMPO

Autores/as

  • Cleibiane Lopes da Silva Santos UNOPAR
  • Célia Ferreira de Sousa UNEMAT

DOI:

10.23926/rpd.v1i1.15

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos, Oficinas Pedagógicas, Educação do Campo

Resumen

O presente texto consta-se de um relato de experiência sobre práticas pedagógicas diferenciadas, realizada com a Educação de Jovens e Adultos do campo, na escola Estadual Antônio Alves Dias, localizada no assentamento Jacaré Valente, município de Confresa, Mato Grosso, e teve como objetivo verificar formas de valorizar os saberes, experiências e história de vida dos sujeitos dessa modalidade, por meio da promoção de situações de aprendizagens que pudessem significar para além dos espaços escolares; também refletir sobre formação docente para atuação na EJA, visto que o professor precisa assumir uma postura autônoma na construção/reconstrução dos saberes necessários para o trabalho com a EJA. Dentre os resultados obtidos com a pesquisa se destacam, a necessidade de haver constantemente ação-reflexão-ação, no exercício da docência, principalmente sobre o planejamento pedagógico, pois este, subsidia cotidianamente a prática docente e valoriza as especificidades presentes nessa modalidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Cleibiane Lopes da Silva Santos, UNOPAR

Graduada em Letras. Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).

Célia Ferreira de Sousa , UNEMAT

Mestra em Letras. Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT).

Citas

ALVARES, Sonia Carbonell. Educação estética na EJA: a beleza de ensinar e aprender com jovens e adultos. São Paulo: Telos, 2012.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. 8.ed.São Paulo: Cortez, 2003.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritores. 14 ed. rev. atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

LIBÂNEO, José C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001.

NÓVOA, António (org.). Os professores e sua formação. 2 ed. Lisboa, Portugal: Dom Quixote, 1995.

SOUSA, Célia Ferreira. Saberes e sabores: das leituras de narrativas literárias africanas à construção de leitores na Educação de Jovens e Adultos. Cáceres: Dissertação de Mestrado Profissional em Letras – Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), 2015.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico – elementos metodológicos para a elaboração e a realização. 16ª ed. São Paulo: Libertad, 2006. (Cadernos Pedagógicos do Libertad; v.1).

Publicado

2016-12-12

Cómo citar

LOPES DA SILVA SANTOS, Cleibiane; FERREIRA DE SOUSA , Célia. OFICINAS PEDAGÓGICAS: VALORIZANDO E ESTIMULANDO OS SUJEITOS DA EJA CAMPO. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 1, n.º 1, p. 67–78, 2016. DOI: 10.23926/rpd.v1i1.15. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/656. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Lenguajes, códigos y sus tecnologías