Análise das produções acadêmicas sobre Educação Física e Currículo Integrado para a Educação Profissional entre 2009 a 2022

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24004.id734

Palavras-chave:

Educação Física, Ensino Médio Integrado, Instituto Federal

Resumo

O Ensino Médio Integrado (EMI) é uma modalidade desenvolvida nos Institutos Federais (IFs) que relaciona os conteúdos do ensino básico com o profissionalizante. Assim, este ensaio analisou produções acadêmicas dentro da área da Educação Física (EF), do EMI e dos IFs a partir dos estudos publicados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no Portal de Periódicos da CAPES no período de 2009 a 2022. Esta pesquisa possuí viés qualiquantitativo, de caráter documental e cienciométrico, traçando um panorama, as implicações nos currículos e nas práticas pedagógicas da EF. Os resultados demonstraram que os percursos da EF nos IFs e as contribuições do EMI dentro da disciplina apresentam caráter relevante. Nota-se que a EF busca sua identidade dentro do EMI, pois, os trabalhos apontam que há uma “esportivização” relativa aos conteúdos. Assim, constata-se a necessidade de ampliar os estudos sobre as possibilidades metodológicas para alcançar a integralidade da educação proposta pelo EMI.

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Biografia do Autor

Jaubert de Castro Menchik, Instituto Federal Farroupilha

Mestrado em Educação nas Ciências (UNIJUI)

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências (UFSM)

Professor no Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

Gabriela Brum de Deus, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrado em Educação em Ciências; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências (UFSM)

Professora do Município de Panambi - RS

 

Renato Xavier Coutinho, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação em Ciências (UFSM)

Professor Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professor do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências (UFSM)

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Publicado

06.04.2024

Como Citar

MENCHIK, Jaubert de Castro; DEUS, Gabriela Brum de; COUTINHO, Renato Xavier. Análise das produções acadêmicas sobre Educação Física e Currículo Integrado para a Educação Profissional entre 2009 a 2022. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 9, p. e24004, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24004.id734. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/734. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias