CONTRIBUIÇÕES DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA FORMAÇÃO DO/A ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n1.e006.id966

Palavras-chave:

Prática Pedagógica, Objetivos, Educação Profissional

Resumo

Este estudo buscou compreender os objetivos dos/as professores/as de Educação Física (EF) do Instituto Federal Sul-rio-grandense em relação aos/às alunos/as do Ensino Médio Integrado (EMI). Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 13 professores/as, entre seis e 15 anos em atuação, trabalhando em aulas regulares para o EMI, de sete campi da instituição. Para compreensão e interpretação dos dados, aproximou-se da técnica de análise de conteúdo. A partir da análise das entrevistas, chegou-se a três categorias: desenvolvimento para a cidadania; vivências e experiências corporais; qualidade de vida e saúde. Os resultados evidenciaram uma atenção voltada ao desenvolvimento integral do/a aluno/a; à oferta de variadas vivências da cultura corporal, a fim de que o/a estudante possa identificar-se com alguma e levá-la para o seu cotidiano; ao desenvolvimento de habilidades motoras envolvidas em diversas práticas corporais; à promoção de aulas, que tanto contribuam para a melhora da qualidade vida quanto para a conscientização em relação à importância de se manterem ativos/as. Os objetivos destacados relacionam-se entre si, contribuindo de forma efetiva para a formação do/a estudante do EMI, reforçando a importância da EF para esse nível de ensino.

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Biografia do Autor

Fabiana Celente Montiel, UFPel

Doutorado em Educação Física (UFPel) Professora no Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Pelotas (IFSul)

Simone de Araujo Spotorno Marchand, FURG

Mestranda no Programa der Pós-graduação em Educação (PPGEdu/FURG) Professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Rio Grande (IFRS)

Mariângela da Rosa Afonso, UFRGS

Doutorado em Educação (UFRGS) Professora Titular da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel) Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/UFPel)

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Publicado

30.04.2021

Como Citar

CELENTE MONTIEL, Fabiana; ARAUJO SPOTORNO MARCHAND, Simone de; ROSA AFONSO, Mariângela da. CONTRIBUIÇÕES DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA FORMAÇÃO DO/A ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 1, p. e006, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n1.e006.id966. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/369. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias