DIÁLOGOS COM A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM COM A PEDAGOGIA FREINET

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p652-672.id715

Palavras-chave:

Educação Infantil, Educação Matemática, Pedagogia Freinet

Resumo

Esta pesquisa descreve os percursos e aprendizagens de crianças da Educação Infantil nos seus tateamentos experimentais envolvendo conhecimentos matemáticos. O objetivo deste estudo é responder ao seguinte problema de pesquisa: “Quais vivências podem ser planejadas para a aprendizagem de conceitos matemáticos na Educação Infantil dentro de pressupostos da Pedagogia Freinet?”. Para os estudos, fez-se uso dos referenciais teóricos de Pedagogia Freinet, como Freinet (1996), Sampaio (2006) e da Educação Matemática, como Lorenzato (2008) e Smole (2003). A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa-ação. Os resultados apontam que intervenções planejadas conseguiram criar contextos ampliados para aprendizagem de matemática resultando em aprendizagens que se fizeram presentes em brincadeiras e interações entre as crianças durante as rotinas da turma como pular-corda, brincar de amarelinha, jogos matemáticos, utilização de mapas da sala e registros de contagens.

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Biografia do Autor

Evandro Tortora, UNESP

Doutor em Educação para Ciência (UNESP) Professor de Educação Infantil da Rede Municipal de Campinas

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Publicado

31.08.2020

Como Citar

TORTORA, Evandro. DIÁLOGOS COM A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM COM A PEDAGOGIA FREINET. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 652–672, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p652-672.id715. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/426. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias