O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: O QUE DIZEM PESQUISAS SOBRE A TEMÁTICA?

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23028.id1727

Palavras-chave:

Estágio Curricular Supervisionado, Formação inicial de professores, Estado do Conhecimento

Resumo

Este estudo faz parte de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento, que objetivou mapear dissertações da Base de Dados de Teses e Dissertações (BDTD) voltadas para a temática do Estágio na Formação Inicial. Versa sobre o Estado do Conhecimento (MOROSONI; FERNANDES, 2014), levando em consideração que este, a princípio, é uma busca em que a revisão da literatura se faz presente. O estudo de cunho qualitativo busca resposta para a questão: O que as dissertações evidenciam sobre o Estágio Curricular Supervisionado na formação inicial de professores? Os descritores de busca foram: formação de professores, estágio supervisionado e formação inicial, com recorte temporal de 2010 a 2020. Os resultados encontrados convergem para a importância do estágio na construção de saberes e da identidade profissional, mas o currículo precisa acompanhar as necessidades formativas, dando abertura para atividades extraclasses e acompanhamento efetivo que suscite de forma concreta a parceria entre as instituições envolvidas.

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Biografia do Autor

Viviane Pereira Laranjeira, UFAM

Mestranda em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH/UFAM) Secretária Escolar da SEMED (Humaitá/AM)

Vera Lúcia Reis da Silva, UNISINOS

Doutorado em Educação (UNISINOS) Professora na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH)

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Publicado

12.02.2023

Como Citar

LARANJEIRA, V. P.; SILVA, V. L. R. da. O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: O QUE DIZEM PESQUISAS SOBRE A TEMÁTICA?. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 8, p. e23028, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23028.id1727. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/173. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias