A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATEMÁTICA NO IFRJ: COM A PALAVRA O NOSSO EGRESSO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e015.id1382

Palavras-chave:

Formação inicial, Professores de Matemática, Egressos, Estado do conhecimento, Ensino de Matemática

Resumo

Refletir sobre a formação do professor de matemática é cada vez mais necessário, dada a complexidade que é o fazer docente deste específico saber. Assim, objetiva-se com esta pesquisa investigar junto aos egressos das licenciaturas em matemática do IFRJ, acerca das suas impressões sobre a formação inicial para o ensino da matemática. Para isso, pautamo-nos numa abordagem qualitativa de pesquisa, com análises realizadas em dois corpus de dados: mapeamento realizado por meio do estado do conhecimento sobre o tema em dissertações oriundas de mestrados profissionais em Educação Matemática dos Institutos Federais; e levantamento realizado junto a dezenove egressos das licenciaturas em matemática do IFRJ, com objetivo de dar visibilidade às reflexões recentes dos professores acerca da sua formação. As análises nos permitiram identificar duas das três categorias trazidas por autores da formação de professores, a saber: professores em formação e em transformação; nesta pesquisa não foi identificado professores em conformação.

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Biografia do Autor

Cíntia dos Santos da Silva, IFRJ

Mestranda em Ensino de Ciências (PROPEC/IFRJ campus Nilópolis) Pedagoga no IFRJ campus Reitoria

Denise Figueira-Oliveira, IFRJ

Pós Doutorado em Ensino de Ciências (IFRJ) Professora e Pesquisadora no IFRJ, Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PROPEC/IFRJ campus Nilópolis)

Eduardo dos Santos de Oliveira Braga, IFRJ

Doutorando em Ensino de Ciências (PROPEC/IFRJ campus Nilópolis) Professor no IFRJ campus Duque de Caxias

Giselle Rôças, UFRJ

Doutorado em Ecologia (UFRJ) Professora no IFRJ campus Nilópolis/Maracanã, Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PROPEC/IFRJ campus Nilópolis)

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Publicado

04.02.2022

Como Citar

SANTOS DA SILVA, Cíntia dos; FIGUEIRA-OLIVEIRA, Denise; OLIVEIRA BRAGA, Eduardo dos Santos de; RÔÇAS, Giselle. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATEMÁTICA NO IFRJ: COM A PALAVRA O NOSSO EGRESSO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e015, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e015.id1382. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/263. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias