FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTADO DO CONHECIMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DO PPGE - UFT (2014-2021)

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23023.id1595

Palavras-chave:

Estado do conhecimento, Formação de professores, Pós-graduação

Resumo

A presente investigação visa a apresentar o estado do conhecimento sobre a formação docente nas produções acadêmicas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), stricto sensu, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), entre os anos de 2014 e 2021. A metodologia utilizada foi do tipo estado do conhecimento com caráter bibliográfico. A base de dados utilizada para a execução do mapeamento foi o Repositório Institucional da UFT (RIUFT), tendo como corpus da investigação 56 resumos, com apenas seis trabalhos que abordam diretamente a temática estudada. Têm-se como objetivos: compreender as temáticas estudadas; identificar metodologias aplicadas; conhecer o público-alvo das investigações e descrever os resultados encontrados nas pesquisas. Os resultados demonstram que não há um consenso entre os pesquisadores sobre o formato dos resumos depositados no RIUFT e que não há um interesse consolidado, por parte dos pesquisadores, acerca da formação de professores, visto um inexpressivo número de trabalhos encontrados. A pesquisa constata, também, que, no âmbito do PPGE, não há trabalhos com enfoques inovadores relacionados à temática: “formação de professores”, assim como a necessidade de incluir no RIUFT as produções acadêmicas oriundas do PPPGE da UFT.

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Biografia do Autor

Kely Rejane Souza dos Anjos de Carvalho, PGEDA

Doutoranda em Educação na Amazônia (PGEDA/Educanorte) Pedagoga no Instituto Federal do Tocantins (IFTO)

Graciene Reis de Sousa, PGEDA

Doutoranda em Educação na Amazônia (PGEDA/Educanorte) Professora no Instituto Federal do Tocantins (IFTO)

Maria de Lourdes Leoncio Macedo, PGEDA

Doutoranda em Educação na Amazônia (PGEDA/Educanorte) Professora da Rede Estadual de Ensino do Tocantins.

Jocyleia Santana dos Santos, UFPA

Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPA) Coordenadora e professora do Programa do Mestrado em Educação (PPGE/UFT) Coordenadora local e professora do Doutorado em Educação na Amazônia em Rede (PGEDA/Educanorte)

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Publicado

12.02.2023

Como Citar

CARVALHO, Kely Rejane Souza dos Anjos de; SOUSA, Graciene Reis de; MACEDO, Maria de Lourdes Leoncio; SANTOS, Jocyleia Santana dos. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTADO DO CONHECIMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DO PPGE - UFT (2014-2021). Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23023, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23023.id1595. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/168. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias

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