FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA: ITINERÁRIO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS NO PERÍODO DE 2011 A 2020

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22025.id1495

Palavras-chave:

Revisão sistemática, Formulação de problemas, Ensino fundamental e médio, Educação Matemática

Resumo

Este estudo é recorte de uma tese de doutoramento, em andamento, na qual a formulação de problemas nas aulas de matemática constitui objeto de investigação. Este recorte buscou identificar pesquisas nacionais que abordaram, em alguma medida, a formulação de problemas proposta a estudantes dos anos finais do ensino fundamental e médio no período de 2011 a 2020. Especificamente, intentou descrever e analisar elementos que perpassaram o desenvolvimento dessa estratégia. O procedimento adotado foi a revisão sistemática de literatura, pesquisa qualitativa, com recolha de dados nas bases de acomodação da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e no catálogo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. De forma ampla, os resultados evidenciaram escassez de pesquisas sobre o tema, falta de referencial teórico no cenário brasileiro, justificando a importância de pesquisas que explorem a estratégia formulação de problemas, em particular, no ensino fundamental, etapa em que se observa maior lacuna.

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Biografia do Autor

Cristina de Jesus Teixeira, UnB

Mestrado em Educação (UnB) Professora na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB) - linha de pesquisa: Educação em Ciências e Matemática (ECMA)

Geraldo Eustáquio Moreira, UERJ

Doutorado em Educação Matemática (PUC-SP) Pós-Doutorado (UERJ) Professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) Docente nos Programas de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico e Profissional) da Universidade de Brasília (UnB)

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Publicado

01.05.2022

Como Citar

TEIXEIRA, Cristina de Jesus; EUSTÁQUIO MOREIRA, Geraldo. FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA: ITINERÁRIO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS NO PERÍODO DE 2011 A 2020. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 2, p. e22035, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22025.id1495. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/222. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias

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