LIMITES E POSSIBILIDADES DA INCLUSÃO ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DOS PAIS/RESPONSÁVEIS E DA EQUIPE ESCOLAR MUNICIPAL EM SANTA LUZIA - MG

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22054.id1496

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Tecnologia Assistiva, Atendimento Educacional Especializado

Resumo

Documentou-se uma pesquisa do tipo estudo de caso com lócus em uma escola municipal de Santa Luzia – MG, ouvindo os agentes que acompanham o processo educacional dos estudantes da Educação Especial. Este estudo teve por objetivo compreender como acontece o atendimento destinado aos estudantes com deficiências e/ou com transtornos globais de desenvolvimento utilizando as tecnologias assistivas. Os entrevistados, docentes, gestão escolar (diretor e supervisores), pais/responsáveis e profissionais de apoio e da sala de recursos relataram desafios vivenciados no cotidiano escolar e apresentaram opções para superá-los. Os dados colhidos por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado indicaram que a escola era tida como um ambiente inclusivo com constantes adequações estruturais e aquisição de equipamentos. Contudo, ficou evidente a necessidade de investimento em ações de formação continuada, além de um desejo manifestado pelos entrevistados para a criação de um processo mais efetivo para o compartilhamento de informações entre pais/responsáveis e profissionais escolares, com vistas à materialização da inclusão escolar e o consequente desenvolvimento da aprendizagem desses estudantes.

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Biografia do Autor

Carla Ribeiro de Paiva Gomes, UFMG

Mestra em Educação e Docência (UFMG) Professora na Escola Municipal Etelvino Souza Lima

Cláudio Alves Pereira, UFES

Doutorando em Educação (UFES) Mestre em Educação (UFLA)

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Publicado

01.05.2022

Como Citar

PAIVA GOMES, Carla Ribeiro de; ALVES PEREIRA, Cláudio. LIMITES E POSSIBILIDADES DA INCLUSÃO ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DOS PAIS/RESPONSÁVEIS E DA EQUIPE ESCOLAR MUNICIPAL EM SANTA LUZIA - MG. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 2, p. e22054, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22054.id1496. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/241. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias