Educação Inclusiva: desafios e perspectivas na visão de professores de Matemática de Tabuleiro do Norte – CE

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24025.id915

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Ensino de Matemática, Formação continuada de professores de Matemática

Resumo

Partindo de nosso contexto regional e de a educação especial e inclusiva estar cada vez mais presente no contexto educacional, expomos uma pesquisa que teve como objetivo apontar proposições para uma Educação Inclusiva a partir dos desafios e das perspectivas observadas por professores de Matemática do Ensino Fundamental – Anos Finais da região de Tabuleiro do Norte - CE. Para tanto, fez-se uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, por meio da aplicação de um questionário. Dentre os desafios, tem-se: a necessidade de conhecimento na área da Educação Especial e Inclusiva; a falta de formações continuadas que contemplem o ensino da matemática no contexto inclusivo; e recursos não adaptados e/ou não direcionados ao ensino de matemática inclusiva; o distanciamento da família na escola. Como perspectivas, os professores apontam: formações continuadas voltadas para o ensino da matemática no contexto inclusivo; ampliação da equipe do NAPS; e investimento na infraestrutura das escolas.

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Publicado

11.12.2024

Como Citar

PAZ, Janeyneide da Silva Batista da; OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares; PAULINO, Otávio Floriano. Educação Inclusiva: desafios e perspectivas na visão de professores de Matemática de Tabuleiro do Norte – CE. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 9, p. e24025, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24025.id915. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/915. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias

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