CONTEMPORANEIDADE DE PAULO FREIRE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
DOI:
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e038.id1088Palavras-chave:
Paulo Freire, Educação de Jovens e Adultos, Marcos Teóricos, ContemporâneoResumo
O objetivo deste artigo é discutir as contribuições teórico-metodológicas formuladas pelo intelectual e educador brasileiro Paulo Freire (1921-1997) acerca da modalidade Educação de Jovens e Adultos. A discussão é amparada em estudo bibliográfico relacionado às teorias elaboradas por Paulo Freire. Inicialmente, foram elencados marcos teóricos desta modalidade, relacionando-a ao contexto histórico, para apreender a sua importância político-econômica na sociedade atual. Embora o método originalmente desenvolvido e aplicado por Paulo Freire não seja predominante nas práticas pedagógicas na EJA, sua influência teórico-conceitual ainda é predominante em diferentes pesquisas do campo educacional brasileiro e também mundo afora. O presente texto faz um recorte da referida teoria educacional, as contribuições, sua aplicação no processo de ensino-aprendizagem da EJA, trazendo uma reflexão no papel social da escola, sobretudo no tempo contemporâneo, evidenciando a possibilidade da inclusão dos sujeitos da EJA a partir da apropriação dos conhecimentos em decorrência da educação.
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