UM OLHAR PARA AS PRODUÇÕES QUE ABORDAM OS PRINCÍPIOS DA ANDRAGOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23038.id1753

Palavras-chave:

Estudo bibliográfico, Freire, CTS, Andragogia, Ciências, EJA

Resumo

A presente pesquisa apresenta um estudo bibliográfico realizado nos portais de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), realizado no período de 2007 a 2021, sobre as produções acadêmicas que abordam os pressupostos teóricos Freireanos, Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e Andragogia. O estudo emergiu da necessidade de compreender o que estava sendo produzido na academia relacionado à Andragogia articulado aos princípios teóricos de Freire, CTS e Abordagem Temática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para a análise do corpus da pesquisa, utilizou-se a metodologia da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016) a partir da discussão de categorias à priori. Nos resultados encontrados, observou-se a utilização da teoria andragogia no cenário acadêmico em processos de ensino e aprendizagem de alguns cursos de graduações, tendo uma maior representatividade em cursos do âmbito educacional.

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Biografia do Autor

Renata Deli da Rosa Ribeiro, UFSM

Doutorado em Educação em Ciências (UFSM) Professora da rede estadual do Rio Grande do Sul

Cristiane Muenchen, UFSC

Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica (UFSC) Docente Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Docente dos Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGECi/UFSM) e Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF/UFSM)

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Publicado

12.02.2023

Como Citar

RIBEIRO, Renata Deli da Rosa; MUENCHEN, Cristiane. UM OLHAR PARA AS PRODUÇÕES QUE ABORDAM OS PRINCÍPIOS DA ANDRAGOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23038, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23038.id1753. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/182. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias