LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM DISSERTAÇÕES E TESES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e068.id1215

Palavras-chave:

Ciências da Natureza, Educação do Campo, Licenciatura em Educação do Campo

Resumo

Este estudo tem como objetivo mapear a produção científica de dissertações e teses que abordam sobre Licenciatura em Educação do Campo nas Ciências da Natureza. Trata-se de uma pesquisa de levantamento bibliográfico, a qual foi desenvolvida por meio da consulta na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Obteve-se, como resultado, 15 trabalhos, sendo 11 pesquisas de mestrado e 4 de doutorado. Os trabalhos foram caracterizados e identificou-se que a região Sul apresentou mais publicações, a maior parte dos trabalhos pertencem aos programas de pós-graduação da área de Educação. A análise das palavras-chaves possibilitou identificar que a maior ocorrência foi ao termo “Educação do Campo”, presente em quase todas as pesquisas. Cabe ressaltar, que apesar de os resultados apontarem crescimento das pesquisas acerca da Educação do Campo e Ciências da Natureza, é necessário maior espaço na literatura quanto à temática em questão, sendo fundamental o incentivo de pesquisas na área.

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Biografia do Autor

Keiciane Canabarro Drehmer Marques, UFSM

Doutorado em Educação em Ciências (UFSM) Professora conteudista da Universidade Franciscana (UFN) e técnica em laboratório/biologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

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Publicado

31.08.2021

Como Citar

DREHMER MARQUES, Keiciane Canabarro. LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM DISSERTAÇÕES E TESES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e068, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e068.id1215. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/356. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias

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