REFLEXÕES DOCENTES SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MATO GROSSO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1374-1394.id777

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Docência, Geografia Local, Práticas de Ensino

Resumo

O estudo analisa, a partir das reflexões docentes, as práticas de ensino da disciplina de Geografia em uma escola pública de Mato Grosso. A pesquisa, de cunho qualitativo, apoiou-se em revisão bibliográfica e na realização de entrevistas com professores. Os resultados evidenciam que, frente à ausência de materiais e equipamentos, de recursos financeiros, de qualificação stricto sensu e de formação continuada e, ainda, desinteresse dos alunos a essa área de saber, a docência é um desafio. Para a superação propõem maior investimento. Apontam que o livro didático é importante instrumento de ensino, mas é necessário aprofundar com o uso de outros materiais e metodologias diversificadas. Consideram que trabalhar a realidade local é essencial para o aluno compreender a Geografia como instrumento de interpretação crítica do seu mundo, mas expressam que há ausência de materiais bibliográficos e não há destinação de recursos a atividades fundamentais como visitações e aulas de campo.

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Biografia do Autor

Renata Maria da Silva, UNEMAT

Mestra em Geografia (UNEMAT) Professora da Educação Básica (SEDUC/MT)

Aumeri Carlos Bampi , USC

Doutor em Filosofia e Ciências da Educação (USC/Espanha) Docente da Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA/UNEMAT) e da Geografia (PPGGEO/UNEMAT)

Judite de Azevedo do Carmo, UNESP

Doutora em Geografia (UNESP/Rio Claro) Docente da Pós-Graduação em Geografia (UNEMAT/Cáceres) e do Curso de Graduação em Geografia (UNEMAT)

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Publicado

31.08.2020

Como Citar

MARIA DA SILVA, Renata; CARLOS BAMPI , Aumeri; AZEVEDO DO CARMO, Judite de. REFLEXÕES DOCENTES SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MATO GROSSO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 1374–1394, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1374-1394.id777. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/466. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias