O PROCESSO INVESTIGATIVO-REFLEXIVO COMO PROPULSOR DA CONSTITUIÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p791-809.id480

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Narrativas, Diário de Formação, Investigação-ação

Resumo

O trabalho objetiva reconhecer o papel da reflexão e das narrativas no processo de constituição docente. Para tanto, foram analisados diários de formação de duas professoras de Ciências, que participam dos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática, projeto de extensão do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo.  Foi possível identificar avanços na formação dessas professoras à medida que se distinguem diferentes níveis de reflexão, o que vai gradativamente transformando teorias e práticas. Também foi possível identificar progressos ocorridos nas práticas pedagógicas, de uma perspectiva tradicional para a valorização da pesquisa em sala de aula, diversificando as metodologias empregadas, porém mantendo alguns aspectos da aula tradicional. As reflexões no diário de bordo propiciam a explicitação das concepções de docência, Ciência e de ensino de Ciências, o que implica um processo de transformação das teorias e práticas.

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Biografia do Autor

Janice Silvana Novakowski Kierepka, UNIJUÍ

Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUÍ) Professora na Escola Estadual Técnica Guaramano (GM-RS)

Daniele Bremm, UFFS

Licenciatura em Ciências Biológicas (UFFS)

Roque Ismael da Costa Güllich, UNIJUÍ

Doutor em Educação nas Ciências (UNIJUÍ) Professor Titular na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

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Publicado

27.12.2019

Como Citar

NOVAKOWSKI KIEREPKA, Janice Silvana; BREMM, Daniele; COSTA GÜLLICH, Roque Ismael da. O PROCESSO INVESTIGATIVO-REFLEXIVO COMO PROPULSOR DA CONSTITUIÇÃO DOCENTE. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 791–809, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p791-809.id480. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/536. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias