FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE UM CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e022.id1145

Palavras-chave:

Pedagogia, Ensino de Ciências, Formação Docente

Resumo

Nos cursos de Pedagogia, o ensino de Ciências deve permitir com que os futuros professores compreendam a natureza das Ciências e insiram as crianças na cultura científica. Neste estudo de abordagem qualitativa, objetivou-se analisar a formação recebida por estudantes de Pedagogia de uma universidade pública localizada no Sertão de Crateús/CE quanto ao ensino de Ciências. Assim, aplicou-se um questionário eletrônico aos estudantes que cursaram a disciplina de Ensino de Ciências durante o ano de 2019, versando desde as expectativas da disciplina até a sua avaliação. As respostas confluem para o interesse dos estudantes pelo aprendizado sobre metodologias de ensino de Ciências, a facilidade que tiveram em compreender os conteúdos da disciplina, aprender concepções de Ciências, planejamento de aulas, dentre outros, tornando-os mais preparados para ensinar Ciências às crianças. A disciplina foi importante para os estudantes, embora a sua carga horária seja insuficiente para abordar todos os aspectos das Ciências Naturais.

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Biografia do Autor

Francisco Nunes de Sousa Moura, UFC

Doutorando em Educação (PPGE/UFC)

Wanderson Diogo Andrade da Silva, UFMG

Doutorando em Educação (UFMG) Professor substituto no departamento de Química Biológica da Universidade Regional do Cariri (URCA)

Luciana Rodrigues Leite, UECE

Doutoranda em Educação (UECE) Professora Assistente do Curso de Química da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Jones Baroni Ferreira de Menezes, UECE

Doutor em Educação (UECE) Professor Assistente do Curso de Ciências Biológicas (FAEC/UECE)

Referências

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Publicado

04.02.2022

Como Citar

SOUSA MOURA, Francisco Nunes de; ANDRADE DA SILVA, Wanderson Diogo; RODRIGUES LEITE, Luciana; FERREIRA DE MENEZES, Jones Baroni. FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE UM CURSO DE PEDAGOGIA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e022, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e022.id1145. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/272. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias