ENSINO DA ABNT: UMA PROPOSTA EXECUTADA EM UMA UNIVERSIDADE BRASILEIRA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p154-165.id403

Palavras-chave:

Universidade, Ensino de escrita acadêmica, ABNT

Resumo

Embora o conhecimento de algumas Normas Brasileiras de Referências (NBRs) seja requerido para a produção escrita de textos acadêmicos, nem sempre essas normas são ensinadas aos estudantes. Ante a esse contexto, desenvolve-se, em uma universidade federal brasileira, um projeto de cursos de extensão voltados para o ensino sistemático e reflexivo de NBRs relacionadas à produção escrita. Neste relato, objetiva-se descrever uma proposta de ensino da ABNT que vem sendo implementada nesses cursos, destinados a graduandos e pós-graduandos, cada qual com duração de quinze horas-aula. Para tanto, os fundamentos teórico-metodológicos empregados nas aulas pautam-se na abordagem dos letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 1998). O resultado da implementação da proposta de articulação entre o estudo de NBRs e a reflexão sobre seus significados e questões mais amplas envolvidas é produtivo e relevante. Os participantes dos cursos ratificam a necessidade de que a escrita acadêmica seja explicitamente ensinada e alvo de reflexões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elizabeth Maria da Silva, UFMG

Doutora em Educação pela Universidade  Federal de Minas Gerais (UFMG) Professora na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520. Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação. 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023. Informação e documentação – Referências – Elaboração. 2002

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023. Informação e documentação – Referências – Elaboração. 2018

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028. Informação e documentação – Resumo – Procedimento. 2003.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724. Informação e documentação — Trabalhos Acadêmicos – Apresentação. 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6027. Informação e documentação — Sumário – Apresentação. 2012.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da Poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1981.

CHEVALLARD, Yves. La Transposicion Didactica: Del saber sabio al saber enseñado. Argentina: La Pensée Sauvage, 1991.

FERREIRA, Marília Mendes; LOUSADA, Eliane Gouvêa. Ações do laboratório de letramento acadêmico da Universidade de São Paulo: promovendo a escrita acadêmica na graduação e na pós-graduação. Ilha do Desterro v. 69, n. 3, p. 125-140, Florianópolis, set./dez 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2175-80262016000300125&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 22 março 2019. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8026.2016v69n3p125

FIAD, Raquel Salek. Pesquisa e ensino de escrita: letramento acadêmico e etnografia. Revista do GEL, v. 14, n. 3, p. 86-99, 2017. Disponível em: https://revistadogel.gel.org.br/rg/article/view/1867. Acesso em: 05 fev. 2019. DOI: https://doi.org/10.21165/gel.v14i3.1867

JACOBS, Cecília. On being an insider on the outside: new spaces for integrating academic literacies. Teaching in Higher Education, v. 10, n. 4, p. 475-486, Oct. 2005. DOI: https://doi.org/10.1080/13562510500239091

LEA, Mary; STREET, Brian. Student Writing in higher education: an a academic literacies approach. Studies in Higher Education, v. 23, n. 2, p. 157-172, Jun. 1998. Disponível em: https://www.kent.ac.uk/teaching/documents/qualifications/studwritinginhe.pdf. Acesso em: 08 out. 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/03075079812331380364

LEA, Mary; STREET, Brian. The ‘academic literacies’ model: Theory and applications. Theory into Practice, v. 45, n. 4, p. 368-377, 2006. DOI: https://doi.org/10.1207/s15430421tip4504_11

LILLIS, Thereza. Student Writing: Acess, Regulation, Desire. Literacies. UK: Routledge, Taylor & Francis e-Library, 2001.

LILLIS, Thereza. Student writing as ‘academic literacies’: drawing on Bakhtin to move from critique to design. Language and Education, v. 17, n. 3, p. 192-207, 2003. DOI: https://doi.org/10.1080/09500780308666848

STREET, Brian. Hidden Features of Academic Paper Writing. Working Papers in Educational Linguistics, UPenn, v. 24, n. 1, p. 1-17, 2009.

STREET, Brian. Os novos estudos sobre o letramento: histórico e perspectivas. In: MARINHO, Marildes; CARVALHO, Gilcinei Teodoro (org.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. p. 33-53.

Downloads

Publicado

15.07.2019

Como Citar

MARIA DA SILVA, Elizabeth. ENSINO DA ABNT: UMA PROPOSTA EXECUTADA EM UMA UNIVERSIDADE BRASILEIRA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 154–165, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p154-165.id403. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/554. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias