TEORIA HISTÓRICO-CRÍTICA: O CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EMANCIPADORA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p768-780.id261

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Teoria Histórico crítica, Processo Formativo

Resumo

No campo da educação há diversas teorias pedagógicas, as quais podem ter um caráter reprodutor ou transformador.  Por exemplo, a teoria Histórico-Crítica, fundamento desse estudo, possui uma natureza emancipadora, portanto se propõe a romper com o modelo reprodutivista e hegemônico das teorias tradicionais. Essa teoria, segundo Demerval Saviani (2013b), possui como aspecto central um viés transformador e surge como um possível caminho para o aperfeiçoamento das práticas educativas no sistema educacional, em especial a Educação Profissional e Tecnológica - EPT, tendo como foco a formação omnilateral dos indivíduos, ou seja, sua capacitação profissional e desenvolvimento de senso crítico quanto à cidadania. Assim, essa pesquisa visa compreender como uma teoria pedagógica de caráter democrático pode contribuir para o processo formativo na EPT, sob a ótica da formação integral. Para constatar isso, utilizamos como método de pesquisa a revisão bibliográfica, observando a prática educativa em três pilares: o pleno desenvolvimento da pessoa, concepção omnilateral; seu preparo para o exercício da cidadania, visão emancipatória; e sua qualificação para o trabalho, que vislumbra a atividade profissional como princípio educativo.

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Biografia do Autor

Paulo de Sá Filho

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica (IFGoiano)

Cláudia Caetano Gonçalves Mendes Lima

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (IFGoiano)

Léia Adriana da Silva Santiago

Pós doutora em Educação pela (UAB/Barcelona). Professora EBTT (IFGoiano)

Marco Antônio de Carvalho

Pós-doutor en el currículo y la formación profesional agrícola (UAB/Barcelona). Professor Titular (IFGoiano)

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Publicado

26.12.2018

Como Citar

SÁ FILHO, Paulo de; GONÇALVES MENDES LIMA, Cláudia Caetano; SILVA SANTIAGO, Léia Adriana da; ANTÔNIO DE CARVALHO, Marco. TEORIA HISTÓRICO-CRÍTICA: O CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EMANCIPADORA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 2, p. 768–780, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p768-780.id261. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/591. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias