ÍNDICES DE DESEMPENHO: COMPARAÇÃO DAS ESCOLAS MILITARIZADAS COM AS TRADICIONAIS DE GUARANTÃ DO NORTE/MT
PDF

Palavras-chave

Escola Seguro
IDEB
ENEM

Como Citar

ROSA, K. R. DE; REIS, A. P. T. DOS; SILVA, A. E. R. DA; PASSOS, A. M. F. DOS. ÍNDICES DE DESEMPENHO: COMPARAÇÃO DAS ESCOLAS MILITARIZADAS COM AS TRADICIONAIS DE GUARANTÃ DO NORTE/MT. Revista Prática Docente, v. 5, n. 1, p. 522-543, 1 maio 2020.

Resumo

Resumo: A escola deve ser referência de um local seguro e propiciador de conhecimento, em que o aluno possa conhecer seus próximos e a sociedade em que vive. Neste sentido, objetivou-se analisar, neste trabalho, um projeto denominado “Escola Segura”, desenvolvido no município de Guarantã do Norte – MT, com o intuito de comparar escolas que implementaram o projeto com outras que não o fizeram. Para tal, foram avaliadas duas escolas militarizadas e duas tradicionais, nos níveis de ensino fundamental e médio, com base no desempenho escolar referente aos anos de 2017, 2018 e 2019/1. Constatou-se diferença significativa apenas nas escolas de ensino médio, contudo, houve um ligeiro progresso nas notas de português e de matemática na escola B, ao passo que o índice do IDEB 2016 da escola A foi maior. Espera-se que o resultado das escolas militarizas, no próximo IDEB e no próximo ENEM, melhorem, já que as notas nas disciplinas avaliadas tiveram o incremento de um ponto após a implementação do projeto.Palavras-chave: Escola Segura; IDEB; ENEM. Abstract: The school should be a reference for a safe and knowledgeable place, where students can get to know their neighbors and the society in which they live. In this sense, the goal of this work was to analyze a project called Escola Segura, developed in of Guarantã do Norte – MT. It was compared schools that implemented the project with others that did not. To this end, two militarized schools and two traditional schools, elementary and high school levels, were evaluated, based on school performance over the years of 2017, 2018 and 2019/1. There was a significant difference only in high schools, however, there was a slight progress in the grades of Portuguese and Mathematics subjects in school B, while the IDEB 2016 index of school A was higher. It is expected that the result of militarized schools in the next IDEB and in the next ENEM will improve, since the grades in the evaluated subjects had an increase of 1.0 point after the implementation of the project.Keywords: School Safety; IDEB; ENEM.
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p522-543.id636
PDF

Referências

AMPLITUDE NEWS. Projeto 'Escola Segura' da Polícia Militar é implantado na Escola Darcy Ribeiro em Guarantã do Norte, 2018. Disponível em: http://www.amplitudenews.com.br/noticia/3389/projeto-escola-segura-da-policia-militar-e-implantado-na-escola-darcy-ribeiro-em-guaranta-do-norte. Acesso em: 07 jul. 2018.

BERTONI, Estêvão. Cresce no Brasil o número de escolas básicas públicas geridas pela PM, 2015. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2015/08/1666631-cresce-no-brasil-o-numero-de-escolas-basicas-publicas-geridas-pela-pm.shtml. Acesso em: 01 jul. 2018.

CHAVES, Alan. Governo anuncia implantação de ensino militarizado em mais 15 escolas de Roraima em 2018, 2017. Disponível em: https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/governo-anuncia-implantacao-de-ensino-militarizado-em-mais-15-escolas-de-roraima-em-2018.ghtml. Acesso em: 01 jul. 2018.

CERQUEIRA, Daniel; LIMA, Renato Sérgio de; BUENO, Samira; COELHO, Danilo; ALVES, Paloma Palmieri; REIS, Milena; MERIAN, Filipe. Atlas da violência 2018 – Políticas públicas e retratos dos municípios brasileiros. Rio de Janeiro: IPEA e FBSP, 2018a. 37p. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/download/10/atlas-municipio. Acesso em: 20 jan. 2019.

CERQUEIRA, Daniel; LIMA, Renato Sérgio; BUENO, Samira; NEME, Cristina; FERREIRA, Helder; COELHO, Danilo; ALVES, Paloma Palmieri; PINHEIRO, Marina; ASTOLFI, Roberta; MARQUES, David; REIS, Milena; MERIAN, Filipe. Atlas da Violência 2018. Rio de Janeiro: IPEA e FBSP, 2018b. 93p. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/download/9/atlas-2018. Acesso em: 20 jan. 2019.

DAGA, Bianca. Aluno é apreendido e expulso de escola em MT após dar soco em professor, 2018. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2018/06/13/aluno-e-apreendido-e-expulso-de-escola-no-mt-apos-dar-soco-em-professor.htm. Acesso em: 02 ago. 2018.

DEAN, James. Projeto 'Escola Segura' da Polícia Militar é implantado na Escola Darcy Ribeiro em Guarantã do Norte, 2018. Disponível em: http://www.amplitudenews.com.br/noticia/3389/projeto-escola-segura-da-policia-militar-e-implantado-na-escola-darcy-ribeiro-em-guaranta-do-norte. Acesso em: 01 jul. 2018.

DEEPASK. Taxa de homicídios: Veja número de assassinatos por cidade do Brasil - Pesquisa mostra o número de pessoas assassinadas e a taxa de mortalidade per capita (por 100 mil habitantes) por faixa etária e cor declarada por município do país, 2013. Disponível em: http://www.deepask.com/goes?page=Confira-a-taxa-de-homicidios-no-seu-municipio. Acesso em: 07 jul. 2018.

DURKHEIM, Émile. Educação moral. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.

FIGUEIRA, Kátia Cristina Nascimento. Forças armadas e educação: O Colégio militar de Campo Grande - MS (1993-2010). 2011. 236 f. São Carlos: Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos/SP: UFSCar, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/7280/TeseKCNF.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 20 nov. 2018.

FOLHA DE SÃO PAULO. Confira a posição de sua escola no ranking nacional do Enem de 2016, 2017. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2017/12/1942488-confira-a-posicao-de-sua-escola-no-ranking-nacional-do-enem-de-2016.shtml. Acesso em: 02 ago. 2018.

G1 - GLOBO.COM. Lei prevê punição à família de aluno que agredir professor em MT, 2017. Disponível em: http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2017/01/lei-preve-punicao-familia-de-aluno-que-agredir-professor-em-mt.html. Acesso em: 08 ago. 2018.

GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; SPOSITO, Marilia Pontes. Iniciativas públicas de redução da violência escolar no Brasil. Cadernos de pesquisa, n. 115, p. 101-138, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n115/a04n115.pdf. Acessado em: 16 set. 2018.

GUIMARÃES, Paula Cristina Pereira. Os novos modelos de gestão militarizadas das escolas estaduais de Goiás. In: SIMPÓSIO DE HISTÓRIA NACIONAL, 29, 2017, Brasília. Anais... Brasília: UNB, 2017. p. 1-16. Disponível em: https://www.snh2017.anpuh.org/resources/anais/54/1502846486_ARQUIVO_TRABALHO_COMPLETO_ANPUH_-Paula_2017(1).pdf. Acesso em: 20 nov. 2018.

HILÁRIO, Gloriete Marques Alves; CONCEIÇÃO, Daniela Aparecida da. A importância do colégio militar para a formação do aluno cidadão na cidade de Arraias – TO. In: SIMPÓSIO ESTADUAL DA INICIATIVA EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL, 1 e SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL, 4, 2017, Palmas. Anais.... Palmas/TO: UFT campus de Palmas, 2017. p. 276-279. Disponível em: https://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1101/1/ANAIS%20-%20I%20SIMP%C3%93SIO%20e%20IV%20Semin%C3%A1rio%20EPDS%20%20-%20VOLUME%201.pdf. Acesso em: 20 nov. 2018.

ITTELSON, William H.; PROSHANSKY, Harold M.; RIVLIN, Leanne G.; WINKEL, Gary H. An introduction to Environmental Psychology. Nova York: Holt, Rinehart & Winston, 1974.

LIBERAL, Edson Ferreira; AIRES, Roberto Tschoepke; AIRES, Mariana Tschoepke; OSÓRIO, Ana Carla de Albuquerque. Escola segura. Jornal de Pediatria, v. 81, n. 5, p. 155-63, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/jped/v81n5s0/v81n5Sa05.pdf. Acessado em: 16 set. 2018.

LIMA, Leidieli. Devido aumento na violência, governador determina operação da Rotam em Guarantã, 2017. Disponível em: https://olharcidade.com.br/noticia/9872/devido-aumento-na-violencia--governador-determina-operacao-da-rotam-em-guaranta. Acesso em: 05 out. 2018.

MALTA, Deborah Carvalho; SOUZA, Edinilsa Ramos de; SILVA, Marta Maria Alves da; SILVA, Carlos dos Santos; ANDREAZZI, Marco Antonio Ratzsch de; CRESPO, Claudio; MASCARENHAS, Márcio Dênis Medeiros; PORTO, Denise Lopes; FIGUEROA, Alba Lucy Giraldo; MORAES NETO, Otaliba Libânio de; PENNA, Gerson de Oliveira. Vivência de violência entre escolares brasileiros: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE). Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, p. 3053-3063, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v15s2/a10v15s2.pdf. Acessado em: 16 set. 2018.

MÜLLER, Bruno Raphael. Ordem em meio ao caos: escolas militares ganham espaço com bons resultados, 2017. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/ordem-em-meio-ao-caos-escolas-militares-ganham-espaco-com-bons-resultados-8mvefin96no0oydxmdkgaqreh. Acesso em: 02 jul. 2018.

NASCIMENTO, Dany. Programa 'Escola Segura, Família Forte' atende 60 escolas na Capital, 2017. Disponível em: http://www.topmidianews.com.br/cidade-morena/sem-foto-programa-escola-segura-familia-forte-atende-60-escolas-na/81884/. Acesso em: 02 jul. 2018.

NEVES, Luiza Gonzaga Pereira das. Decreto institui Programa Escola Segura - Notícias – SEDUC, 2018. Disponível em: http://www.mt.gov.br/web/seduc/noticias?p_p_id=101_INSTANCE_dhm5m2e1mY9d&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_1&p_p_col_pos=2&p_p_col_count=3&_101_INSTANCE_dhm5m2e1mY9d_struts_action=%. Acesso em: 05 jul. 2018.

PAULA e SILVA, Joyce Mary Adam de; SALLES, Leila Maria Ferreira. A violência na escola: abordagens teóricas e propostas de prevenção. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. especial 2, p. 217-232, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/nspe2/13.pdf. Acessado em: 16 set. 2018.

PAULO, Anderson. Projeto Escola segura será implantada em mais uma escola de Guarantã do Norte, 2018. Disponível em: http://www.guarantanews.com.br/Noticias/Guaranta-do-norte/Projeto-escola-segura-sera-implantada-em-mais-uma-escola-de-guaranta-do-norte/. Acesso em: 05 jul. 2018.

PMSB – Guarantã do Norte/MT. Plano Municipal de Saneamento Básico. Volume I: Considerações iniciais, 2016. 63p. Disponível em: https://www.guarantadonorte.mt.gov.br/fotos_institucional/87.pdf. Acesso em: 30 jan. 2019.

POLÍCIA MILITAR. Estado de Mato Grosso. Ementa disciplinar: Projeto Escola Segura da Polícia Militar. Guarantã do Norte, MT: PMMT, 2018.

QEDU. Guarantã do Norte: Ideb 2015 por escolas, 2016. Disponível em: https://www.qedu.org.br/cidade/101-guaranta-do-norte/ideb/ideb-por-escolas. Acesso em: 21 ago. 2018.

QEDU. Resultado do Enem por escola em Guarantã do Norte - Veja as médias das escolas do município em redação e demais áreas do conhecimento avaliadas pelo Enem 2017, 2018. Disponível em: http://www.qedu.org.br/cidade/101-guaranta-do-norte/enem. Acesso em: 21 ago. 2018.

QEDU. Resultado do Enem por escola em Guarantã do Norte - Veja as médias das escolas do município em redação e demais áreas do conhecimento avaliadas pelo Enem 2018, 2019. Disponível em: https://www.qedu.org.br/cidade/101-guaranta-do-norte/enem. Acesso em: 20 fev. 2019.

R CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. Austria, Vienna: R Foundation for Statistical Computing, 2019. Disponível em: https://www.R-project.org/. Acesso em: 01 jul, 2019.

RIVLIN, Leanne G. Olhando o passado e o futuro: revendo pressupostos sobre as interrelações pessoa-ambiente. Estudos de Psicologia, v. 8, n. 2, p. 215-220, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epsic/v8n2/19037.pdf. Acessado em: 16 set. 2018.

SILVA, Juacy da. Violência nas escolas, 2018. Disponível em: http://www.gazetadigital.com.br/colunas-e-opiniao/colunas-e-artigos/violencia-nas-escolas/532582. Acesso em: 20 jan. 2019.

SILVA, Ana Claudia da.; MANICA, Fábio Raul; SOUZA, Mizael Pereira; SILVA, Ricardo Gonçalves da. Projeto Escola Segura: estudo no município de Guarantã do Norte – MT. 2018. 17 f. Guarantã do Norte: Monografia (Especialização em Gestão Pública) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – campus Várzea Grande, Guarantã do Norte/MT, 2018. Recebido via e-mail direto com o autor em 21 jan. 2019.

SÓ ESCOLA. AGORA É LEI! Família de aluno que agredir professor será responsabilizada, 2017. Disponível em: https://www.soescola.com/2017/04/agora-e-lei-familia-de-aluno-que-agredir-professor-sera-resposabilizada.html. Acesso em: 30 ago. 2018.

SÓ NOTÍCIAS. Violência nas escolas em Mato Grosso cresce 54%, 2017. Disponível em: https://www.sonoticias.com.br/policia/violencia-nas-escolas-em-mato-grosso-cresce-54/. Acesso em: 20 jan. 2019.

SOUZA, Kátia Ovídia José de. Violência em escolas públicas e a promoção da saúde: relatos e diálogos com alunos e professores. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 25, n. 1, p. 71-79, 2012. Disponível em: https://periodicos.unifor.br/RBPS/article/view/2213/2434. Acessado em: 15 set. 2018.

SPOSITO, Marilia Pontes. Um breve balanço da pesquisa sobre violência escolar no Brasil. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 87-103, jan./jun., 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v27n1/a07v27n1.pdf. Acessado em: 15 set. 2018.

STELKO-PEREIRA, Ana Carina; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Reflexões sobre o conceito de violência escolar e a busca por uma definição abrangente. Temas em psicologia, v. 18, n. 1, p. 45-55, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v18n1/v18n1a05.pdf. Acessado em: 15 set. 2018.

VELHO, Gilberto. Violência, reciprocidade e desigualdade. In: VELHO, Gilberto; ALVITO, Marcos. (Orgs.). Cidadania e violência. 2. ed. Rio de Janeiro: Editoras UFRJ/FGV, 2000. p. 11-25.

Downloads

Não há dados estatísticos.