CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: RELATOS DA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO O PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS (PLI)

Autores

  • Rogério Silva Matos IFMT

DOI:

10.23926/rpd.v1i1.5

Palavras-chave:

Formação inicial do professor, Programa de Licenciaturas Internacionais, Universidade do Porto

Resumo

Partindo do pressuposto que a formação inicial do professor é atualmente um dos grandes temas de investigação na área de educação, este trabalho tem como objetivo refletir sobre as expectativas e as experiências vividas por alunos do Campus Universitário do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso (CUA/UFMT), com relação à formação inicial de professores na Universidade do Porto - Portugal (UP), durante o período de 2012/2014, ao abrigo do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI). A pesquisa, de natureza qualitativa, ocorreu na perspectiva do método autobiográfico, no qual, os relatos foram obtidos por meio de um questionário enviado para os estudantes. Com isso, foi possível conhecer um pouco sobre a formação inicial do professor na UP, também explicitar as barreiras inerentes ao intercâmbio, bem como refletir sobre as competências adquiridas pelos estudantes durante o intercâmbio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rogério Silva Matos, IFMT

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).

Referências

BRASIL. Edital nº 8 - Programa de Licenciaturas Internacionais. 7 mar. 2012.

Disponível em: <http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/ licenciaturasinternacionais/portugal>. Acesso em: 15 novembro 2014.

BELLO, I. M. Formação, profissionalidade e prática docente: relatos de vida de professores. São Paulo: Arte & Ciência, 2002.

COSTA, F. F. Formação inicial de professores: novas políticas para velhas práticas. IX ANPED SUL, Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Caxias do Sul: UCS, 2012.

CUA/UFMT. Projeto de Participação no PLI. Pontal do Araguaia-MT, 2012.

FERREIRA, R. As expectativas de professores e licenciandos sobre carreira e remuneração e a política de valorização do trabalho docente no Brasil. In: 27ª Reunião da ANPED, 2004, Caxambu. Anais da 27 Reunião da Anped, 2004. v. 1. p. 45-61.

LUNETTA, V. N. Atividades práticas no ensino da Ciência. Revista Portuguesa de Educação. v. 2, n. 1, 1991, p. 81-90.

LEITE, C. Entre velhos desafios e novos compromissos, que currículo para a formação de professores? In: SILVA, A. M. et al. Novas subjetividades, currículo, docência e questões pedagógicas na perspectiva da inclusão social. Recife: Endipe, 2006.

MOURAZ, A., LEITE, C. & FERNANDES, P. A Formação inicial de professores em Portugal decorrente do Processo de Bolonha: Uma análise a partir do “Olhar” de professores e de estudantes. Revista Portuguesa de Pedagogia. Ano 46-2, 2012, p. 189-209.

NEVES, J. L. Pesquisa Qualitativa - características, usos e possibilidades. São Paulo 1996. Disponível em: < http://www.regeusp.com.br/arquivos/c03-art06.pdf >. Acesso em 09 outubro 2016.

PRYJMA, M. F. A formação inicial de professor: considerações sobre o programa de licenciaturas internacionais. Formação Docente, v. 4, p. 10-20, 2012. Disponível em <http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/exibir/12/57/1> Acesso em 10 novembro 2014.

SCHEIBE, L. Currículo e formação de docentes para a educação básica: as atuais determinações legais. In: TORRIGLIA, P. L. et al. Livro de Conferências do IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares. Florianópolis: UFSC, 2011.

Downloads

Publicado

12.12.2016

Como Citar

SILVA MATOS, Rogério. CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: RELATOS DA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO O PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS (PLI). Revista Prática Docente, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 17–29, 2016. DOI: 10.23926/rpd.v1i1.5. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/652. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias