A UTILIZAÇÃO DE CONTEÚDOS DIFERENTES NÃO GARANTE QUALIDADE NAS AULAS: O CASO DO ENSINO O RUGBY NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22039.id1367

Palavras-chave:

Educação Física, Escola, Ensino, Conteúdo

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar a experiência no ensino do conteúdo Rugby nas aulas de educação física. O artigo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, onde foi utilizado o método etnográfico. Foram observadas as aulas de educação física de uma instituição pública de Petrolina/PE. Realizamos uma entrevista com o professor e aplicamos questionários aos alunos. Os resultados apontam que apenas a inserção de conteúdos diferentes não pode ser entendido como uma boa prática ou prática inovadora nas aulas de educação física. A inserção de diferentes conteúdos é de fato uma demanda necessária diversificar o currículo da educação física na escola, mas não pode ser visto como um engodo para atribuir qualidade ou inovação nas aulas.

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Biografia do Autor

Diego Luz Moura, UGF

Doutor em Educação Física (UGF) Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Univasf)

Vanessa Alixandre Ferreira

Licenciada em Educação Física, Professora do Colégio Maria Auxiliadora (Petrolina/PE)

João Gabriel Eugênio de Araújo, IFPE

Mestre em Ciências (Univasf) Professor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)

Maria Larissy da Cruz Parente, UFBA

Mestre em Educação Física (Univasf) Professora do Colégio Motivo Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFBA)

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Publicado

01.05.2022

Como Citar

LUZ MOURA, Diego; ALIXANDRE FERREIRA, Vanessa; EUGÊNIO DE ARAÚJO, João Gabriel; CRUZ PARENTE, Maria Larissy da. A UTILIZAÇÃO DE CONTEÚDOS DIFERENTES NÃO GARANTE QUALIDADE NAS AULAS: O CASO DO ENSINO O RUGBY NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 2, p. e22039, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22039.id1367. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/226. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias