Abordagem das doenças parasitárias no livro didático: importância da contextualização regional
DOI:
10.23926/RPD.2023.v8.nEspecial.e23110.id827Palavras-chave:
Ensino de Biologia, Educação em Saúde, Livro Didático, PNLDResumo
No ensino de Ciências, o livro didático (LD) representa, muitas vezes, o único recurso presente no processo de ensino-aprendizagem, de forma que se faz necessários estudos constantes para verificar a qualidade do serviço dele à educação. Neste contexto, o presente analisou o conteúdo de saúde humana sobre as doenças parasitárias, nos LDs de Biologia do ensino médios entre os anos de 2009 a 2020. Para alcançar tal objetivo, uma pesquisa qualitativa de caráter documental utilizou três coleções do LD como fonte de pesquisa para coleta de dados, para a análise e descrição dos principais aspectos dos conteúdos das doenças parasitárias. Os resultados evidenciam: erros conceituais (LD1), omissão de informações sobre transmissão e profilaxia (LD1 e LD2), redução de páginas ao longo dos anos e a exclusão de doenças relevantes (LD3) Ao não abordar conteúdos relevantes para população escolar dos países em desenvolvimento, o LD não permite que o aluno vivencie e aprenda de modo, a relacionar o conteúdo das ciências a sua vida e aos temas sociais. Assim, dada a limitação do LD como ferramenta didática, é indispensável a utilização de outras estratégias didáticas para complementar o conteúdo e incentivar os estudantes a desenvolverem práticas saudáveis em seu cotidiano que promovam além do aprendizado, a promoção da saúde
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