Abordagem das doenças parasitárias no livro didático: importância da contextualização regional

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.nEspecial.e23110.id827

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Educação em Saúde, Livro Didático, PNLD

Resumo

No ensino de Ciências, o livro didático (LD) representa, muitas vezes, o único recurso presente no processo de ensino-aprendizagem, de forma que se faz necessários estudos constantes para verificar a qualidade do serviço dele à educação. Neste contexto, o presente analisou o conteúdo de saúde humana sobre as doenças parasitárias, nos LDs de Biologia do ensino médios entre os anos de 2009 a 2020. Para alcançar tal objetivo, uma pesquisa qualitativa de caráter documental utilizou três coleções do LD como fonte de pesquisa para coleta de dados, para a análise e descrição dos principais aspectos dos conteúdos das doenças parasitárias. Os resultados evidenciam: erros conceituais (LD1), omissão de informações sobre transmissão e profilaxia (LD1 e LD2), redução de páginas ao longo dos anos e a exclusão de doenças relevantes (LD3) Ao não abordar conteúdos relevantes para população escolar dos países em desenvolvimento, o LD não permite que o aluno vivencie e aprenda de modo, a relacionar o conteúdo das ciências a sua vida e aos temas sociais. Assim, dada a limitação do LD como ferramenta didática, é indispensável a utilização de outras estratégias didáticas para complementar o conteúdo e incentivar os estudantes a desenvolverem práticas saudáveis em seu cotidiano que promovam além do aprendizado, a promoção da saúde

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Biografia do Autor

Claudia Dias de Lima, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (PPGcim/UFNT)

Professora da Rede Estadual do Tocantins

Edilainne Rodrigues da Silva Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (FAT)

rofessora da Rede Estadual do Tocantins

Discente do Programa de Pós Graduação de Ciências e Matemática PPGecim.

Ronald Rodrigues Moura, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Discente do curso de Licenciatura em Biologia da UFNT

Domenica Palomaris Mariano de Souza, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutorado em Ciências (FMVZ/USP)

Professora Associada I da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Docente do Programa de Pós Graduação de Ciências e Matemática PPGecim

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Publicado

30.12.2023

Como Citar

LIMA, Claudia Dias de; SANTOS, Edilainne Rodrigues da Silva; MOURA, Ronald Rodrigues; SOUZA, Domenica Palomaris Mariano de. Abordagem das doenças parasitárias no livro didático: importância da contextualização regional. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, n. Especial, p. e23110, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.nEspecial.e23110.id827. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/827. Acesso em: 26 dez. 2024.