Balanço de produção: democratização do acesso à educação superior no PPGEdu/GPAPES da UNEMAT

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24009.id833

Palavras-chave:

Balanço de Produção, Democratização da Educação Superior, Acesso à Educação Superior

Resumo

Este trabalho apresenta um balanço das produções acadêmicas, relativas à democratização do acesso à educação superior, identificadas no banco de dados vinculados ao Grupo de Pesquisa sobre Acesso e Permanência na Educação Superior (GPAPES) da Unemat. O objetivo consistiu em analisar as pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-graduação de Mestrado em Educação pela Unemat entre os anos de 2010 a 2020. Como descritores elencamos: Acesso e Permanência. Como resultados, apresentamos o quantitativo da recorrência e a interpretação dos sentidos dos temas que envolvem a democratização do acesso à educação superior. Evidenciamos, no decorrer da análise, que este é um tema debatido com relevância nas produções acadêmicas do PPGEdu, e que as políticas de ações afirmativas têm contribuído para o ingresso dos estudantes de escolas públicas, pretos, pardos e pessoas de baixa renda, ou seja, tem atendido as camadas populares da sociedade, necessitando expandir as pesquisas para todos os campus.

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Biografia do Autor

Fernando Cezar Vieira Malange, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT)

Professor na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Docente do Programa de Mestrado em Educação (PPGEdu/UNEMAT)

Valdiceia Moreira Ribeiro, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestrado em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Professora de Matemática da rede estadual do Estado de Mato Grosso

Aline Silva de Assis, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestrado em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Professora de Sociologia da rede estadual do Estado de Mato Grosso

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Publicado

20.04.2024

Como Citar

MALANGE, Fernando Cezar Vieira; RIBEIRO, Valdiceia Moreira; SALUSTIANO COUTO, Geovana; ASSIS, Aline Silva de. Balanço de produção: democratização do acesso à educação superior no PPGEdu/GPAPES da UNEMAT. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 9, p. e24009, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24009.id833. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/833. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias

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