LICENCIATURA EM QUÍMICA NA MODALIDADE EAD DO IFMT: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES FORMADORES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p982-998.id676

Palavras-chave:

Educação a distância, Formação de professores, Licenciatura em Química, Prática docente

Resumo

O presente estudo teve por objetivo identificar aspectos significativos na formação inicial dos professores formadores, desafios e lacunas existentes no curso de licenciatura em EaD e características da atuação docente neste processo formativo. A investigação ocorreu no 1º semestre de 2018 e envolveu 17 formadores do Curso de Licenciatura em Química do IFMT. Foi utilizado um formulário eletrônico para coletar dados, constituído por 7 questões abertas, cujas respostas foram interpretadas por análise de conteúdo. As teorias estudadas, atividades práticas realizadas e postura pedagógica foram marcantes na formação que receberam. Algumas lacunas puderam ser identificadas no curso de licenciatura do IFMT: carência de atividades práticas, formação precária dos estudantes, limitações quanto ao sistema. Sobre a atuação docente, ressaltaram a importância do planejamento e as contribuições proporcionadas pelas aulas. Com estas percepções compreendeu-se como está ocorrendo o processo formativo no IFMT, o que possibilitará planejamento de ações que promovam melhorias no curso.

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Biografia do Autor

Marcelo Franco Leão, UFRGS

Doctor in Sciences Education from UFRGS. Professor at the IFMT Confresa Campus

Eniz Conceição Oliveira, UFRGS

Doctor in Chemistry from UFRGS. Professor at UNIVATES

José Claudio Del Pino, UFRGS

Doctor in Biomass from UFRGS. Professor at UFRGS

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Publicado

31.08.2020

Como Citar

FRANCO LEÃO, M.; CONCEIÇÃO OLIVEIRA, E.; CLAUDIO DEL PINO, J. LICENCIATURA EM QUÍMICA NA MODALIDADE EAD DO IFMT: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES FORMADORES. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 982–998, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p982-998.id676. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/443. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias

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