EM JULGAMENTO, O USO DE AGROTÓXICOS: ESTRATÉGIA UTILIZADA PARA ENSINAR QUÍMICA À ESTUDANTES DO 3º ANO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DO CAMPO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p610-624.id262

Palavras-chave:

Estratégia de ensino, Ensino de química, Julgamento simulado

Resumo

Este estudo descreve a simulação de júri sobre o uso de agrotóxicos pela produção agrícola local como estratégia para ensinar química a estudantes do 3º ano do Ensino Médio da escola do campo Sol Nascente, de Confresa/MT. Trata-se de um relato de experiência, de abordagem qualitativa, desenvolvida em 2018 e que envolveu 11 estudantes devidamente matriculados desta turma. A escolha desta temática foi devido a repercussão do Projeto de Lei que altera a legislação sobre os agrotóxicos no Brasil. Antes da realização do júri simulado, os estudantes foram motivados a pesquisar sobre o assunto. Foram definidos os papéis de atuação no tribunal. Todos se empenharam no desenvolvimento das pesquisas para que pudessem desempenhar bem o papel para o qual assumiram na simulação. No término da simulação, os jurados decidiram pela condenação do agricultor que utilizava agrotóxicos, por cinco votos a favor e dois votos contra. Esta estratégia permitiu discutir conceitos e consequências provocadas pelas substâncias químicas presentes nos agrotóxicos. Com o desenvolvimento desta atividade é possível afirmar que o envolvimento com os estudos e a busca de informações para sustentar argumentos foi muito construtivo para a compreensão da química, tendo como ponto de partida a realidade do homem do campo.

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Biografia do Autor

Geaneis Pereira da Silva, IFMT

Especialista em Ensino de Ciências (IFMT)

Marcelo Franco Leão, UFRGS

Doutor em Educação em Ciências (UFRGS). Professor EBTT (IFMT)

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Publicado

26.12.2018

Como Citar

PEREIRA DA SILVA, Geaneis; FRANCO LEÃO, Marcelo. EM JULGAMENTO, O USO DE AGROTÓXICOS: ESTRATÉGIA UTILIZADA PARA ENSINAR QUÍMICA À ESTUDANTES DO 3º ANO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DO CAMPO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 2, p. 610–624, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p610-624.id262. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/582. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias