PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO E INTEGRADO: DESAFIOS A SEREM SUPERADOS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p744-754.id459

Palavras-chave:

Planejamento participativo, Formação continuada, Identidade escolar

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever a importância do planejamento participativo e integrado para o fortalecimento da identidade escolar. A pesquisa realizada tem abordagem qualitativa e exploratória. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado no formulário google docs para quatro professores, cada um representando uma área do conhecimento; dois professores das áreas específicas e dois coordenadores. Para a análise dos dados foi optada a análise descritiva. Conclui-se que a forma como o planejamento é desenvolvido na escola investigada vem dificultando a efetivação de um currículo integrado, pois o mesmo é feito de modo individualizado, não participativo e não integrado. Destaca-se, também, que um planejamento, quando realizado de forma que venha aliar a teoria e a prática, contribui para o fortalecimento e identidade da escola, bem como favorece a superação das separações dos conhecimentos, ajudando na concretização da integração.

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Biografia do Autor

Glauce Barros Santos Sousa Araujo, UNIVATES

Mestra em Ensino (UNIVATES) Professora na FAESF/PI

Bruno Bottega Dell’Osbel, UNIVATES

Graduando do curso de Letras (UNIVATES)

Eniz Conceição Oliveira, UNIVATES

Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Aveiro (UA)/Portugal Professora de Química na UNIVATES

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Publicado

27.12.2019

Como Citar

SANTOS SOUSA ARAUJO, Glauce Barros; BOTTEGA DELL’OSBEL, Bruno; CONCEIÇÃO OLIVEIRA, Eniz. PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO E INTEGRADO: DESAFIOS A SEREM SUPERADOS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 744–754, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p744-754.id459. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/533. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias