ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA NO PERÍODO DE 1995 A 2016

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p431-448.id642

Palabras clave:

QNEsc, Educação especial, ensino de química

Resumen

Esse estudo tem como objetivo mapear os artigos publicados na revista Química Nova na Escola (QNEsc), analisando as contribuições do periódico para o ensino de química no contexto da educação especial, no período de 1995 a 2016. A escolha da QNEsc se deu pela relevância das publicações que envolvem a educação química. Sob o ponto de vista metodológico, essa pesquisa básica tem caráter descritivo e exploratório, caracterizando-se em um levantamento do tipo estado da arte, de abordagem mista. Constatou-se que apenas 11 das publicações do periódico tratam de assuntos relacionados à educação especial. A exploração do material permitiu categorizar quanto ao foco temático: formação docente, ensino e aprendizagem, materiais didáticos e revisão de literatura. Quanto ao tipo de necessidades educacionais especiais abordados foram categorizadas em: deficiência visual, deficiência auditiva e geral. Os resultados apontam notáveis contribuições para a alfabetização química de estudantes com necessidades educacionais especiais, entre os quais destacam o aprimoramento da formação docente, difusão de pesquisas, elaboração de materiais e estratégias didáticas que favorecem a construção do conhecimento em um processo inclusivo.

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Biografía del autor/a

Jullyx Jully Chagas da Silva, IFMT

Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza - Química (IFMT/Campus Confresa)

Mara Maria Dutra, UNEMAT

Mestra em Ciência Ambientais (UNEMAT) Professora do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT/Campus Barra do Garças)

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Publicado

2020-04-30

Cómo citar

JULLY CHAGAS DA SILVA, Jullyx; MARIA DUTRA, Mara. ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA NO PERÍODO DE 1995 A 2016. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 5, n.º 1, p. 431–448, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p431-448.id642. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/498. Acesso em: 17 may. 2024.

Número

Sección

Las ciencias naturales y sus tecnologías.