Estado de conhecimento das pesquisas sobre questões sociocientíficas no ensino de química (2018-2022)

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24023.id854

Palavras-chave:

Ensino de Química, Estado do Conhecimento, Questões Sociocientíficas

Resumo

Questões Sociocientíficas (QSC) abordam temas complexos que demandam conhecimento científico, social, político, ambiental e tecnológico. Este artigo investigou o estado do conhecimento sobre QSC no ensino de química de 2018 a 2022, utilizando a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O objetivo foi compreender como as QSC são abordadas no contexto educacional, proporcionando uma visão abrangente do conhecimento produzido durante o período investigado. A pesquisa, de natureza básica e abordagem qualitativa, buscou explorar o tema por meio de procedimentos bibliográficos. Após aplicar critérios de inclusão e exclusão, foi possível quantificar e analisar as teses e dissertações selecionadas, formando o corpus textual deste estudo.

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Biografia do Autor

Flaviele dos Santos Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino do IFMT. Especialização em Diversidade e Educação Inclusiva no Contexto das Ciências Naturais pela Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil(2019). Técnica em Laboratório - Área de Química do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Ana Claudia Tasinaffo Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica em Educação em Ciências - Pólo UFMT. Possui Graduação em Ciências Biológicas com habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales (1998) e Graduação em Ciências da Natureza - com habilitação em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007). Possui Especialização em Química pela Universidade Federal de Lavras, Mestrado em Ciência de Materiais pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Tem experiência docente na área de Química Ensino Médio, Ensino Médio Técnico, Físico- Química e Química Geral no Ensino Superior. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química de Mato Grosso (LabPEQ-UFMT) e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (GPEnCiMa). Também é orientadora do programa Residência Pedagógica/Capes para os cursos de Licenciatura em Biologia, Ciências da Natureza - Química e Física, no núcleo IFMT - Campus Confresa.

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Publicado

25.07.2024

Como Citar

SOUZA, Flaviele dos Santos; ALVES, Ana Claudia Tasinaffo. Estado de conhecimento das pesquisas sobre questões sociocientíficas no ensino de química (2018-2022) . Revista Prática Docente, [s. l.], v. 9, p. e24023, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24023.id854. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/854. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias