PRÁTICAS DOCENTES RELACIONADAS AO ENSINO DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p375-390.id426

Palabras clave:

Educação Matemática, Transformações Geométricas, Práticas Docentes

Resumen

Este trabalho tem como objetivo investigar as práticas de professores de matemática no ensino das Transformações Geométricas. Como aporte teórico foi feita uma revisão bibliográfica de estudos referentes ao ensino das Transformações Geométricas, estudos sobre a formação do professor, e nos documentos oficiais que norteiam o ensino no Brasil como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e a Base Nacional Comum Curricular (2017). Para o desenvolvimento da pesquisa elaboramos e aplicamos um questionário a 20 professores de matemática que atuam na Educação Básica. Os resultados obtidos apontaram que alguns dos professores não ensinam as Transformações Geométricas, e os que ensinam apresentam dificuldade para trabalhar este conteúdo com os alunos, e que possuem algumas dificuldades metodológicas, além de possuírem desconhecimento da conexão desse conteúdo com outros da matemática.

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Biografía del autor/a

João do Espírito Santo Lima Malcher Junior, UEPA

Licenciatura em Matemática (UEPA)

Rosineide de Sousa Jucá, UFMT

Doutora em Educação Ciências e Matemática (UFMT/REAMEC)

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Publicado

2019-12-27

Cómo citar

SANTO LIMA MALCHER JUNIOR, João do Espírito; SOUSA JUCÁ, Rosineide de. PRÁTICAS DOCENTES RELACIONADAS AO ENSINO DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 4, n.º 2, p. 375–390, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p375-390.id426. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/509. Acesso em: 17 may. 2024.

Número

Sección

Las matemáticas y sus tecnologías.