MODELOS DIDÁTICOS DO DNA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE GENÉTICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23017.id1695

Palavras-chave:

Modelos Didáticos, Ensino de Genética, DNA

Resumo

Este trabalho busca a construção de modelos didáticos do DNA como estratégia para o ensino de genética. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 3º ano do Ensino Médio, em uma escola do campo localizada no município de Massapê do Piauí, no intuito de analisar como a construção de modelos didáticos podem contribuir para a compreensão da disciplina de genética, aliando a teoria com a prática. Pelo método investigativo, embasado na pesquisa teórica, os alunos, com auxílio dos pesquisadores, construíram modelos didáticos da molécula de DNA. Para avaliar os resultados da aplicação deste trabalho, realizou-se uma pesquisa na forma de questionários pré e pós-teste, e, a partir dos resultados obtidos, constatou-se a importância dos modelos didáticos do DNA no processo de ensino-aprendizagem, principalmente para auxiliar na compreensão de conteúdos complexos, como é o caso dos conteúdos de genética, especificamente sobre a estrutura dos ácidos nucleicos.

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Biografia do Autor

Maria Jailda de Carvalho Silva, UFPI

Graduanda em Educação do Campo - Ciências da Natureza (UFPI)

Marcones Ferreira Costa, UFPI

Mestre em Genética e Melhoramento (UFPI) Professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Michelli Ferreira dos Santos, UFPI

Doutorado em Biotecnologia (RENORBIO/UFPI) Professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

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Publicado

12.02.2023

Como Citar

SILVA, Maria Jailda de Carvalho; COSTA, Marcones Ferreira; SANTOS, Michelli Ferreira dos. MODELOS DIDÁTICOS DO DNA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE GENÉTICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23017, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23017.id1695. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/162. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias