REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS TIC’S NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA REGIÃO NORTE EM PERÍODO DE PANDEMIA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23019.id1702

Palavras-chave:

Ciências, Tecnologia, Ferramentas Digitais

Resumo

A pesquisa foi desenvolvida com objetivo de refletir sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação em tempos de Pandemia, bem como evidenciar quais as mais utilizadas, suas vantagens e desvantagens para o ensino, com foco na área de ciências. O trabalho consistiu em uma análise bibliográfica, de caráter qualitativo e quantitativo, a busca ocorreu por meio de artigos, revistas, monografias, dissertações disponíveis no formato on-line, cujo os parâmetros de busca foram: “Ferramentas Digitais no Ensino de Ciências”; “Ensino Remoto de Ciências”; “Ensino remoto e pandemia” e “TIC’s como metodologia de ensino”, em seguida, os resultados obtidos foram analisados e organizados para responder aos questionamentos da pesquisa. A plataforma Google Classroom foi a mais citada nos artigos, bem como os benefícios da implementação, os quais sobressaíram-se as barreiras encontradas para uso em metodologias ativas na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dannieli Dias Lima, UEAP

Graduada em Licenciatura em Ciências Naturais (UEAP) Discente do Programa de Especialização em Ciências Naturais (UEAP)

Luana Silva Bittencourt, UEAP

Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia (REDE BIONORTE) Professora da Universidade do Estado do Amapá (UEAP)

Referências

ALVES, Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Revista Interfaces Científicas. Aracaju . v.8, n.3 . p. 348 – 365, 2020. DOI:10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365

AGENCIA BRASIL. Disponível em https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-04/um-em-cada-quatro-brasileiros-nao-tem-acesso-internet. Acesso em 16 de jun. 2021.

ANDRADE, Daniele Prates Cordeiro. Moretti de; MONTEIRO, Maria Iolanda. EDUCAÇÃO HÍBRIDA:abordagens práticas no Brasil. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. v.5, n.14, 2019. Disponível em: http://natal.uern.br/periodicos/index.php/RECEI/article/view/1676. Acesso em 16 de ago. 2021.

ARANHA, Carolina Pereira; SOUSA, Regina Célia de; JUNIOR, João Batista Bottentuit; ROCHA, Juliana Rodrigues; SILVA, André Flávio Gonçalves. O youtube como ferramenta educativa para o ensino de ciências. Revista Olhares & Trilhas. Uberlândia. v.21, n.1, 2019. DOI: https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.1.46164.

BACICH, Lilian; TANZI, Adolfo Neto; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre, 2015. Editado como livro impresso em 2015. Disponível em: https://www2.ifal.edu.br/ensino-remoto/professor/apostilas-e-livros/ensino-hibrido.pdf/. Acesso em: 15 de jun. 2021.

BATISTA, Inara Carolina da Silva; MORAES, Renan Rangel. História do Ensino de Ciências na Educação Básica do Império aos dias atuais. Revista Educação Pública. v. 19, nº26, 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/26/historia-do-ensino-de-ciencias-na-educacao-basica-no-brasil-do-imperio-ate-os-dias-atuais. Acesso em: 02 ago. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 09 de ago. 2021.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996. BRASIL. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 07 ago. 2022.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Ciências Naturais. Brasília: MEC/ SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf. Acesso em: 07 ago. 2022.

BARBOSA, Alessandro Tomaz; FERREIRA, Gustavo Lopes; KATO, Danilo Seithi. O ensino remoto emergencial de ciências e biologia em tempos de pandemia: com a palavra as professoras da regional 4 da SBENBIO (MG/GO/TO/DF). Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio. v. 13, n. 2, p. 379-399, 2020. DOI: https://doi.org/10.46667/renbio.v13i2.396.

BORBA, Rodrigo Cerqueira do Nascimento; TEIXEIRA, Pedro Pinheiro; FERNANDES, Karine de Oliveira Bloomfield; BERTAGNA, Maína; VALENÇA, Cristiana Rosa; SOUZA, Lucia Helena Pralon de. Percepções docentes e práticas de ensino de ciências e biologia na pandemia: uma investigação da Regional 2 da SBEnBio. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio. v.13, n.1, p. 153-171, 2020. DOI: https://doi.org/10.46667/renbio.v13i1.337.

CANI, Josiane Brunetti; SANDRINI, Elizabete Gerlânia Caron; SOARES, Gilvan Mateus; SCALZER, Kamila. Educação e Covid- 19: A Arte de Reinventar a Escola Mediando a Aprendizagem “prioritariamente” pelas TDIC. Revista IfesCIÊNCIAS. v.6, n.1, p.23-39, 2020 - Edição Especial. DOI:https://doi.org/10.36524/ric.v6i1.713.

CORDEIRO, Maria de Araújo. O impacto da pandemia na educação: A utilização da tecnologia como ferramenta de ensino. Disponível em: http://idaam.siteworks.com.br/jspui/bitstream/prefix/1157/1/O%20IMPACTO%20DA%20PANDEMIA%20NA%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20A%20UTILIZA%C3%87%C3%83O%20DA%20TECNOLOGIA%20COMO%20FERRAMENTA%20DE%20ENSINO.pdf.Acesso em: 20 de mai. 2022.

CROCCE, Giovana Della; PAIVA, Rodolfo Magliari de; CAMELO, Clemil; NOGUEIRA. Isabela; AMORIM, Vitor; CINEZI, Giuliana Rapp; MARQUES, Renan. Ensino de ciências em tempos de pandemia: desafios e possibilidades do ensino remoto. ENCONTRO NACIONAL MOVIMENTOS DOCENTES. 2020. Anais [...]. Universidade Federal de São Paulo. DOI: https://doi.org/10.47247/VV/ENMD/88471.05.0.

CORRÊA, João Nazareno Pantoja; BRANDEMBERG, João Cláudio. Tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de matemática em tempos de pandemia: Desafios e Possibilidades. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática. v. 8, n.22, p. 34-54. 2021. DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i22.4176.

FERNANDES, Argeu Cavalcante. O ensino remoto emergencial no contexto de pandemia da Covid-19: Relatos de uma experiência desafiadora e exitosa numa turma de Licenciatura em Química do IFRN. Research, Society and Development. v. 10, n. 5, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.14670. Acesso em: 15 de ago. 2021.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa/ Antônio Carlos Gil. 4º Ed. São Paulo. Atlas, 2002. Disponível em: https://docente.ifrn.edu.br/mauriciofacanha/ensino-superior/redacao-cientifica/livros/gil-a.-c.-como-elaborar-projetos-de-pesquisa.-sao-paulo-atlas-2002./view. Acesso em: 23 de set. 2022.

GRANT, Maria. J.; BOOTH, Andrew. A typology of reviews: an analysis of 14 review types and associated methodologies. Health information and libraries journal, v. 26, n. 2, p. 91–108, 2009.Disponívelem:https://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdfdirect/10.1111/j.1471-1842. DOI: 2009.00848.x . Acesso em: 23 set. 2022.

GROSSI, Marcia Gorett Ribeiro; MURTA, Flávio Cançado; SILVA, Mislene Dalida. A Aplicabilidade Das Ferramentas Digitais Da Web 2.0 No Processo De Ensino e Aprendizagem. Revista CONTEXTO&EDUCAÇÂO. Editora Unijuí. v. 33 n.104, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.34-59.

JOSÉ, Bernardo; SOARES, Gabriel; CARMO, Gustavo do. Dificuldades e Consequências da Aprendizagem do Ensino Remoto Emergencia.UEaDSL. CONSCIÊNCIA. 2020. Disponível em:https://eventos.textolivre.org/moodle/pluginfile.php/25702/mod_data/content/27624/Dificuldades%20e%20consequ%C3%AAncias%20da%20aprendizagem%20do%20Ensino%20Remoto.pdf. Acesso em: 09 de jun. 2021.

LEAL, Maycon Marcos; SILVA, Alidissi Taise Santos; MENESES, Liberalino de Souza.. A utilização do simulador PHET como ferramenta de ensino nas aulas on-line de ciências em uma Escola do Município de Água Branca – PI. Anais. VII Congresso Nacional de Educação. Maceió-AL. 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/67877. Acesso em: 17 jun. 2022.

MORAN, José. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. p.23-35, 2017. Disponívelem:http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2018/03/Metodologias_Ativas.pdf. Acesso em: 16 jun. 2021.

MOREIRA, José António; JANUÁRIO, Susana. Redes sociais e educação reflexões acerca do facebook enquanto espaço de aprendizagem. Revista Scielo Books. Campina Grande. p. 67-84, 2014. DOI: 10.7476/9788578792831.0005.

MOREIRA, J. Antônio; COSTA, Paulo Manuel; VIEIRA, Cristina Pereira. Navegar e educar na web. as redes sociais como espaços de comunicação, partilha de conhecimento e de promoção de competências de aprendizagem. Revista Práticas e Cenários de Inovação em Educação Online. 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/307210012_Navegar_na_Web_As_redes_sociais_como_espacos_de_comunicacao_partilha_de_conhecimento_e_de_promocao_de_competencias_de_aprendizagem. Acesso em: 03 mai. 2022.

MOREIRA, José António Marques; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Revista Dialogia. n.34, p. 351-364, 2020. DOI: https://doi.org/10.5585/Dialogia.N34.17123.

MOREIRA, Maria Eduarda Souza; CRUZ, Inglity Lorrane Silva; SALES, Maria Eduarda Nascimento; MOREIRA, Nhaypi Iasmin Taveira; FREIRE, Heloisa de Castro; MARTINS, Gabriela Aguiar; AVELINO, Gustavo Henrique Fernandes; JÚNIOR, Silvio Almeida; POPOLIM, Rafaela Simei. Metodologias e tecnologias para educação em tempos de pandemia COVID-19. Braz. J. Hea. Rev. v. 3, n. 3, p.6281-6290, 2020. DOI:10.34119/bjhrv3n3-180.

MONTEIRO, Mara Rúbia Muniz; SILVA, Janice Mendes da. Ensino-aprendizagem na era digital: novas formas de pensar a educação a distância. Revista Ensaios Pedagógicos, v.8, n.2, 2018. Disponível em: https://www.opet.com.br/faculdade/revista-pedagogia/pdf/v8n2/ENSINO-APRENDIZAGEM-NA-ERA-DIGITAL-NOVAS-FORMAS-DE-PENSAR-A-EDUCA%C3%87%C3%83O-A-DIST%C3%82NCIA.pdf. Acesso em: 03 ago. 2022.

MARTINES, Régis dos Santos; MEDEIROS, Liziany Muller; SILVA, Juliane Paprosqui Marchi da; CAMILLO, Cíntia Moralles. O uso das TICs como recurso pedagógico em sala de aula.2018.CIET:EnPED. 2018. Disponível em :<https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/337>. Acesso em: 16 de jun. 2021.

NERI, Marcelo; OSÓRIO, Manuel Camillo. Tempo para escola na pandemia. Fundação Getúlio Vargas. 2020. FGVSocial. Disponível em: https://www.cps.fgv.br/cps/TempoParaEscola/. Acesso em: 26 jun. 2022.

NASCIMENTO, Fabricio do; FERNANDES, Hylio Laganá; MENDONÇA, Viviane Melo de. O ensino de Ciências no Brasil: História, Formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR On-line. n39, p.225-249, 2010.DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639728.

PASINI, Carlos Giovani Delevati; CARVALHO, Élvio de; ALMEIDA, Lucy Hellen Coutinho. A educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações. Observátorio Socio econômico da Covid 19.Universidade Federal de Santa Maria.2020. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discussao-09-Educacao-Hibrida-em-Tempos-de-Pandemia.pdf. Acesso em: 08 jul. 2021.

QUEIROZ, Marta Maria Azevedo. O ensino de ciências naturais – reprodução ou produção de conhecimentos. III Congresso Internacional de Educação e IV Encontro de Pesquisa em Educação da Universidade Federal do Piauí. 2006. Disponível em: https://doceru.com/doc/5n05s5s. Acesso em: 10 de ago. 2021.

RODRIGUES, Ana Maria Anjos Romba; SOUSA, Domingas Monteiro de; SANTOS, Lúcia Regina Silva dos; MOREIRA, Maria de Lourdes da Silva; FIGUEIREDO, Nara Cláudia Alvoredo da Cruz. A pandemia de 2020, no Estado do Amapá, Alagoas E Tocantins: desafios e aprendizados no ensino remoto. Revsita Brazilian Journal of Development. Curitiba. v.7, n.4, p. 36440-36460. 2021. DOI: 10.34117/bjdv7n4-213.

SILVA, Douglas dos Santos; ANDRADE, Leane Amaral Paz; SANTOs, Silvana Maria Pantoja dos. Alternativas de ensino em tempo de pandemia. Research, Society and Development. v. 9, n. 9, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7177.

SILVA, Andressa Isabela Ferreira da. FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DIGITAIS INTERATIVAS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS: Um levantamento bibliográfico. Anais do CIET:EnPED (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância). São Carlos. 2020. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1370. Acesso em: 07 nov.2021.

SILVA, Alba Valéria Vieira da; SANTOS, Helisandrados. Reis; PAULA, Luiz. Henrique de. Os desafios enfrentados no processo de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia nos cursos de graduação. VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2020. Maceió-Al. Anais. VII CONEDU - Edição Online. Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/69222. Acesso em: 15 de jun. 2021.

SILVA, Renata. Santos; SILVA, Joana. Darc. Melo; RIBEIRO, Isabel. Necy. Souto. Uso de TIC’s no ensino remoto emergencial: um estudo de caso da EMEF Severino Ramos Da Nóbrega. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2020. Maceió-Al. Anais VII CONEDU - Edição Online. Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/69680. Acesso em: 17 de jul. 2021.

SANTOS, Vanide Alves dos; DANTAS, Vagner Ramos; Anna Beatryz Vieira; GONÇALVES, HOLANDA, Beatriz Meireles Waked de; BARBOSA, Adriana de Andrade Gaião. O uso das ferramentas digitais no ensino remoto acadêmico: desafios e oportunidades na perspectiva docente. Anais. VII Congresso Nacional de Educação. Maceió-AL. 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/69166. Acesso em: 15 de jun. 2021.

SANTOS, Aline Joana Rolina Wohlmuth Alves dos; SOUZA, Eduarda Vieira de; Moreira, Letícia Leal; MOTA, João Victor Moreira; LAMPE, Leandro; SOUZA, Suzana Rosa de; Silva, Vitória Schiavon da; ALVES, Litielli de Lima. CIÊNCIA&AÇÃO. Plataformas digitais como ferramentas nos processos de ensino e aprendizagem de ciências. p.95-114, 2021. Disponível em: https://www.editoracientifica.org/articles/code/210303640. Acesso em: 23 ago. 2022.

SANTANA, Valdilene Valdice de; SANTOS, Patrício Rinaldo dos; LEAL, Adriana Karla Tavares Batista Nunes; SILVA, Dammyres Barboza de Santana; PEREIRA, Eugênia Veríssimo; SILVEIRA, Letícia Nayara Silva da; NASCIMENTO, Rogério Augusto do; FAGUNDES, Francisca Edineide Alves. A importância do uso da internet sob o viés da promoção interativa na educação em tempos de pandemia. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 10 , p.78866-78876, 2020. DOI: 10.34117/bjdv6n10-353.

SCHLINDWEIN, Luciane Maria; TRINDADE, Patrícia dos Santos; LEAL, Gyane Karol Santana. Infância e pandemia: conhecimento nas ondas do rádio em Parintins/AM. Revista Linhas Críticas. Brasília, DF. v.26, p. 1- 18. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33999.

SCHUHMACHER, Vera Rejane Niedersberg; SCHUHMACHER, Elcio; FILHO, José de Pinho Alves. A presença da tecnologia da informação e comunicação em sala de aula: entre obstáculos e paradigmas. Revista Educar. v. 44, p.8-15.2020. DOI:10.36229/978-65-86127-64-5.CAP.01

SOARES, Lucas de Vasconcelos; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. Políticas públicas e docência no contexto da pandemia no Norte do Brasil. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional - UESB-.v. 2, n.1, 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/poliges.v2i1.8250.

TRENTIN, Marco Antônio; TEIXEIRA, Adriano Canabarro; ROSA, Cleci Teresinha Werner da; ROSA, Álvaro Becker da. Robótica como recurso no ensino de ciências. VIII International Conference on Engineering and Computer Education. 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/301466497_Robotica_como_recurso_no_ensino_de_ciencias. Acesso em: 21 dez. 2021.

UNICEF. Fundo das Nações Unidas para a Infância. Cenário da Exclusão Escolar no Brasil. Um alerta sobre os impactos da COVID-19 na Educação. Abril de 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/14026/file/cenario-da-exclusao-escolar-no-brasil.pdf. Acesso em: 23 ago.2022.

UNICEF. Fundo das Nações Unidas para a Infância. Guia para Conselheiros Municipais de Educação. Educação em tempos de pandemia, direitos, normatização e controle social. BRASIL,2020. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/9241/file. Acesso em: 23 ago.2022.

VASCONCELOS, Carlos Alberto de; OLIVEIRA, Eliane Vasconcelos. TIC no ensino e na formação de professores: reflexões a partir da prática docente. Revista Brasileira de Ensino Superior. Passo Fundo, v. 3, n. 1, p. 112-132. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v7n1p112-132.

ZANINA, Ediane; BICHEL, Anathan. A importância das ferramentas tecnológicas para o processo de aprendizagem no ensino superior. Rev. Ens. Educ. Cienc. Human., v. 19, n.4, p. 456-464, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n4p456-464.

WALDHELM, Mônica de Cassia Vieira. Como aprendeu ciências na educação básica quem hoje produz ciência? O papel dos professores de ciências na trajetória acadêmica e profissional de pesquisadores da área de ciências naturais. 2007. 247 f. Rio de Janeiro: Tese. Doutorado em Educação- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,2007.Disponívelem:https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/6954695/mod_resource/content/1/Waldhelm%202007.pdf. Acesso em: 06 jun. 2022.

Downloads

Publicado

12.02.2023

Como Citar

LIMA, Dannieli Dias; BITTENCOURT, Luana Silva. REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS TIC’S NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA REGIÃO NORTE EM PERÍODO DE PANDEMIA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23019, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23019.id1702. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/164. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias