RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ARTICULADA COM QUESTÕES DO COTIDIANO NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23036.id1762

Palavras-chave:

Cotidiano, Ensino de Ciências Naturais, Prática docente

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência produzida no Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Pampa, campus Caçapava do Sul/RS, concomitante ao estágio supervisionado sobre a implementação de atividades que envolvem a temática Educação Ambiental articuladas às questões do cotidiano. Assim, pretendeu-se responder a seguinte pergunta de pesquisa: A implementação de atividades voltadas à Educação Ambiental ao cotidiano contribui para o aprendizado em Química? A pesquisa é de natureza qualitativa, sendo os dados produzidos a partir de diário de bordo, gravações de áudios e materiais elaborados conforme as atividades propostas. A partir dos dados emergiram categorias de análise, sendo elas: (i) Reconhecimento de conceitos e expressões químicas; e (ii) Identificação de contexto científico em situações cotidianas. Os resultados apontam que a utilização de assuntos relacionados à temática pode favorecer uma melhor compreensão de conceitos químicos.

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Biografia do Autor

Ana Paula Marques da Rosa, PPGEC

Mestranda em Ensino de Ciências (PPGEC- Unipampa) Professora da rede básica de ensino

Mara Elisângela Jappe Goi, UFRGS

Doutora em Educação (UFRGS) Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Docente do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC- Unipampa) Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGECI- UFRGS)

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Publicado

12.02.2023

Como Citar

ROSA, Ana Paula Marques da; GOI, Mara Elisângela Jappe. RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ARTICULADA COM QUESTÕES DO COTIDIANO NO ENSINO DE QUÍMICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23036, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23036.id1762. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/180. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias