POSICIONAMENTOS E IDENTIDADE DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23047.id722

Palavras-chave:

Experiência, Identidadedocente, Posicionamento, Estágio docente

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar o processo de construção da identidade docente de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, a partir da experiência no estágio docente no ensino fundamental,  com foco no desenvolvimento da atividade de ensino. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, orientada com base no dialogismo bakhtiniano e na teoria do posicionamento. A construção das informações apoiou-se em duas entrevistas narrativas episódicas com cada uma das quatro licenciandas selecionadas do Instituto Federal do Maranhão/Campus Barreirinhas. Na pesquisa, foi utilizada a análise temática dialógica sobre as informações construídas através dos relatos das participantes. Para a organização das informações, foi elaborado um quadro com as situações, temas, significados e trechos da transcrição das entrevistas,  além de um mapa semiótico coletivo que possibilitou a apresentação dos temas e significados. Os resultados da pesquisa indicam que as estudantes de licenciatura construíram as suas identidades docentes a partir da experiência de conseguir usar estratégias didáticas para superar a insegurança de ensinar no estágio docente, o que possibilitou a percepção da capacidade de serem professoras.

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Biografia do Autor

Sabrina Mendes Sousa, Instituto Federal do Mraranhão (IFMA)

Licenciada em Ciências Biológicas pelo IFMA/Campus Barreirinhas, cursando pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos pela Uniasselve. Membra do Colegiado do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFMA/Barreirinhas.

Patrício Câmara Araújo, Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

Doutor em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (PGPDS/UnB). Mestrado em Cultura e Sociedade (PGCULT/UFMA). Professor de Filosofia/Metodologia da Investigação Científica do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

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Publicado

28.01.2024

Como Citar

SOUSA, Sabrina Mendes; ARAÚJO, Patrício Câmara. POSICIONAMENTOS E IDENTIDADE DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23047, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23047.id722. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/722. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias