A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA NO ENSINO MÉDIO E A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: CONSTRUINDO UMA PROPOSTA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22074.id1664

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Projetos, Cidadania, BNCC

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta o ensino em todas as etapas da educação básica e utiliza a ideia de cidadania como estruturante de sua proposta por meio do conceito de competências. O objetivo do artigo foi analisar como a demanda de construção da cidadania nas escolas é apresentada nos documentos oficiais que embasam o currículo do ensino básico brasileiro e propor uma metodologia para sua realização utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). O artigo foi dividido em três partes: 1) análise dos documentos que orientam a educação básica, buscando identificar propostas referentes à formação cidadã; 2) revisão da bibliografia sobre a ABP; e 3) proposição de metodologia para utilização da ABP no desenvolvimento da formação cidadã. Observou-se que a ABP pode ser adequada para trabalhar a cidadania em sala de aula e espera-se que a sequência didática possa auxiliar os professores a trabalhar este tema.

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Biografia do Autor

Gabriela Freller, USP

Graduada em Ciências Sociais (USP) Professora de Sociologia e Filosofia no Colégio Palavra Viva e no Colégio São Paulo

Lilian Amaral de Carvalho, UFMG

Doutorado em Ciências – Química (UFMG) Professora no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)

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Publicado

01.09.2022

Como Citar

FRELLER, Gabriela; AMARAL DE CARVALHO, Lilian. A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA NO ENSINO MÉDIO E A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: CONSTRUINDO UMA PROPOSTA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 3, p. e22074, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22074.id1664. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/213. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias