Explorando o conceito de derivada: articulação da Aprendizagem Baseada em Problemas com o Cálculo Diferencial e Integral

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2025.v10.e25005.id1029

Palavras-chave:

Ensino de Cálculo, Metodologias Ativas, Aprendizagem Baseada em Problemas

Resumo

O ensino de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) enfrenta altos índices de reprovação e evasão em cursos de Ciências Exatas e Engenharias, evidenciando a necessidade de estratégias alternativas para melhorar a aprendizagem. Este artigo tem como objetivo analisar as abordagens utilizadas pelos alunos em uma atividade na disciplina Fundamentos de Álgebra, com foco na resolução de problemas relacionados ao conceito de derivada, destacando as contribuições da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). O estudo investiga o uso da ABP como uma abordagem promissora para aprimorar a compreensão de derivadas no CDI. Como metodologia ativa, a ABP engaja os alunos na sua própria aprendizagem através da resolução de problemas reais, promovendo a integração entre teoria e prática. Os resultados indicam que a ABP pode melhorar a assimilação do conceito de derivada e incentivar uma aprendizagem mais colaborativa e contextualizada, tornando o ensino de CDI mais significativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elieudo Nogueira Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Endereço para correspondência: Rua 16, nº 78, Bairro Cajueiro II, Iguatu - Ceará. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8097-542X E-mail: elieudonogueira@gmail.com. Bolsista CAPES. 

Roger Ruben Huaman Huanca, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Monteiro, Paraíba, Brasil. E-mail: roger@servidor.uepb.edu.br.

Referências

AYDIN, Yusuf. The effects of problem-based approach on student’s conceptual understanding in a university mathematics classroom. Procedia: Social and Behavioral Sciences. v. 152, p. 704-707, 2014.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 1994.

BORGES, Pedro Augusto Pereira; MORETTI, Méricles Thadeu. A relação com o saber matemático de alunos ingressantes na universidade <br> The relationship with mathematical knowledge of the students entering at university. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 18, n. 1, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/26730. Acesso em: 24 mai. 2024.

DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 268–288, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.268-288.404. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/404. Acesso em: 14 jul. 2023.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 176 p.

HUANCA, Roger Ruben Huaman; SILVA, D Diego Jonathan Bezerra; SOUZA, Pammella Queiroz. Cálculo diferencial sob a perspectiva da resolução de problemas. Campina Grande: EDUEPB, 2021. Ebook. Disponível em: https://eduepb.uepb.edu.br/e-books/. Acesso em: 08 jul. 2023.

LIMA, Gabriel Loureiro de; SILVA, Benedito Antônio da. O Ensino do Cálculo na Graduação em Matemática: considerações baseadas no caso da USP. Anais do V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), 2012. Disponível em: <http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/files/v_sipem/PDFs/GT04/CC22407867874_A.pdf>. Acesso em: 29 jun. 2023.

LOPES, Aldo Peres Campos; REIS, Frederico da Silva. Vamos viajar?: uma abordagem da aprendizagem baseada em problemas no cálculo diferencial e integral com alunos de engenharia. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 16, n. 23, p. 449-469, set./dez. 2019. Disponível em: <https://revistasbemsp.com.br/REMat-SP/article/view/298>. Acesso em: 03 jul. 2023.

MACÊDO, Josué Antunes; GREGOR, Isabela Cristina Soares. Dificuldades nos processos de ensino e de aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1–24, 2020. DOI: 10.24116/emd.e202008. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/1804. Acesso em: 27 mai. 2024.

MARQUES, Joana Luiz. Ensino de Cálculo Diferencial e Integral: uma abordagem utilizando infinitésimos. XVIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, p. 10, 2014. Disponível em: <https://www.ufjf.br/ebrapem2015/files/2015/10/gd04_joana_marques.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2023.

MARTINS, Elcimar Simão; ARAÚJO, Damião Júnio Gonçalves; OLIVEIRA, Rodolfo Ferreira de. Ensino e aprendizagem de Cálculo I em cursos de licenciatura: limites e possibilidades. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 3, n. 9, p. 18–32, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v3i9.52. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/52>. Acesso em: 14 jul. 2023.

OBEROFFER STEFENON, Letícia; MOREIRA, Marco Antonio; CABALLERO SAHELICES, Concesa. Ensino e aprendizagem do conceito de derivada e suas relações com fenômenos físicos: uma revisão da literatura no caso de um curso de engenharia. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, p. e020014, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/83. Acesso em: 23 mai. 2024.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia Do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. 277 p.

QUADROS MARQUES, Glessyan de; BORIN DA CUNHA, Marcia. Abordagem, metodologia, método, estratégia, técnica ou recurso de ensino: como definir a aprendizagem baseada em problemas?. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e018, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e018.id1436. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/268. Acesso em: 16 ago. 2024.

REIS, Frederico da Silva. A tensão entre rigor e intuição no ensino de calculo e analise: a visão de professores-pesquisadores e autores de livros didáticos. 2001. 302p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590047. Acesso em: 27 mai. 2024.

REZENDE, Wanderley Moura. O ensino de cálculo: dificuldades de natureza epistemológica. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. doi:10.11606/T.48.2003.tde-27022014-121106. Acesso em: 27 mai. 2024.

SALINAS, Patricia Estrella Rojas. Aprendizaje Basado en Problemas (ABP), Propuestas Innovadoras para la Enseñanza del Cálculo Diferencial e Integral. In: XIII Conferencia Interamericana de Educación Matemática. Recife, Brasil, 2011.

SOUZA, Débora Vieira de; FONSECA, Rogério Ferreira da. Reflexões acerca da aprendizagem baseada em problemas na abordagem de noções de cálculo diferencial e integral. <br> Reflections on the problem based learning in the approach of notions of differential calculation and integral. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 19, n. 1, 2017. DOI: 10.23925/1983-3156.2017v19i1p197-221. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/26575. Acesso em: 27 mai. 2024.

Downloads

Publicado

03.05.2025

Como Citar

SILVA, Elieudo Nogueira; HUANCA, Roger Ruben Huaman. Explorando o conceito de derivada: articulação da Aprendizagem Baseada em Problemas com o Cálculo Diferencial e Integral. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 10, n. 1, p. e25005, 2025. DOI: 10.23926/RPD.2025.v10.e25005.id1029. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/1029. Acesso em: 5 maio. 2025.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias