A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e010.id1349

Palavras-chave:

Contemporaneidade, Tecnologias, Sociedade do conhecimento, Sociedade da informação

Resumo

O objetivo deste relato de experiência é refletir sobre a sociedade atual, que se encontra fortemente marcada pelo advento das tecnologias. Para tanto, parte de discussões da disciplina de Educação e Conhecimento na Contemporaneidade do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Inhumas, no ano de 2021/1. O relato perpassa pela conceituação do corpo social, seus aspectos históricos e o pensar/refletir sobre as questões contemporâneas que permitiram que essa coletividade fosse conhecida hoje por termos polissêmicos, como sociedade da informação, sociedade do conhecimento, sociedade tecnológica, entre outros tantos que lhe são atribuídos no século XXI. A partir disso, foi possível movimentar o pensamento no sentido de aprofundar conhecimentos, o que, por sua vez, resultou neste relato.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriela Barbosa Guimarães, UFJ

Mestranda em Educação (PPGE/UFJ-Jataí) Professora da Educação Básica da rede Municipal de Educação de Jataí-GO

Hortência Matias de Castro, UEG

Mestranda em Educação (PPGE/UEG-Inhumas) Bolsista do Programa Interno de Bolsas da UEG. Professora da Educação Básica da rede Municipal de Educação de Jaraguá - GO

Janaína Walkíria Brito e Silva, UEG

Mestranda em Educação (PPGE/UEG-Inhumas) Bolsista do Programa Interno de Bolsas da UEG. Professora da Educação Básica da rede Municipal de Educação de Anápolis-GO

Referências

ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.

ANTUNES, Ricardo. Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado. São Paulo: Boitempo, 2020.

BELL, Daniel. Quem governará? Políticos e tecnocratas na sociedade pós-industrial. In: O advento da sociedade pós-industrial: uma tentativa de previsão social. São Paulo: Abril Cultural, 1976.

BERNHEIM, Carlos Tünnerman; CHAUÍ, Marilena Souza. Desafios da universidade na sociedade do conhecimento: cinco anos depois da conferência mundial sobre Educação superior. Brasília: UNESCO, 2008.

CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura, v.1, São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CHAUÍ, Marilena Souza. Introdução à história da filosofia: dos pré-socráticos a Aristóteles, v. 1. 2.ed., rev. e ampl. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

CHAUÍ, Marilena Souza. Atopia e Acronia: do espaço ao ponto e do tempo ao instante. In: COÊLHO, Ildeu Moreira; FURTADO, Rita Márcia Magalhães (Orgs.). Universidade, cultura, saber e formação. Campinas, SP: Mercado de letras, 2016.

KUMAR, Krishan. A sociedade de informação. In: Da sociedade pós-industrial à pós-moderna: Novas teorias sobre o mundo contemporâneo. Tradução: Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.

LIBÂNEO, José Carlos. As transformações técnico-científicas, econômicas e políticas. In: LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização, 10. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2012.

SACRISTÁN, José Gimeno. A educação na sociedade da informação. In: SACRISTÁN, José Gimeno. A educação que ainda é possível. São Paulo, Artmed Editora,2008.

SANCHO, Juana. Para uma tecnologia educativa. 3. ed. Barcelona: Horsori, 1998.

SCHWAB, Klaus Martin. A quarta revolução industrial. Tradução Daniel Moreira Miranda. São Paulo, EDIPRO, 2016.

Downloads

Publicado

04.02.2022

Como Citar

BARBOSA GUIMARÃES, Gabriela; MATIAS DE CASTRO, Hortência; BRITO E SILVA, Janaína Walkíria. A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO NA CONTEMPORANEIDADE. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e010, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e010.id1349. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/258. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias