LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM: UMA VIVÊNCIA COM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22052.id1473

Palavras-chave:

Tecnologia educacional digital, Prática pedagógica, Metodologias ativas, Ensino remoto

Resumo

O relato de experiência que apresentamos aborda uma vivência pedagógica com base na metodologia de ensino Design Thinking, denominada Laboratório de Aprendizagem, desenvolvida de maneira remota, com um grupo de professores e estudantes das turmas de primeiro ano do Curso Técnico em Agropecuária, de um Instituto Federal situado no Rio Grande do Sul. O objetivo é analisar movimentos produzidos na formação de professores diante do uso de tecnologias educacionais digitais na prática docente. A proposta, de natureza qualitativa, partiu da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Ciências e Matemática, vinculada ao curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMAT), da Universidade Franciscana (UFN). Como ferramentas de pesquisa, foram utilizadas tecnologias disponíveis aos envolvidos, como Google Classroom, Google Meet, Google Keep, Padlet, Google Forms e Mentimeter. A análise aponta para a necessidade de mudanças na formação e maior aproximação com metodologias ativas de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eliane Quincozes Porto, UFN

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMAT/UFN) Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)

Janilse Fernandes Nunes, UFSM

Doutora em Educação (UFSM) Professora da Universidade Franciscana (UFN) Docente do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (PPGECIMAT/UFN)

Referências

ALVES, Gabrielle de Souza; PALADINI, João Velasques; SCHLEMMER, Eliene. Formação permanente para a promoção de uma educação OnLIFE. In: SCHLEMMER, Eliane. et al. (Orgs.). O habitar do ensinar e do aprender OnLIFE: vivências na educação contemporânea [recurso eletrônico]. São Leopoldo: Casa Leiria, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. 3ª Versão do Parecer, atualizada em 18 de setembro de 2019. Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/setembro-2019/124721-texto-referencia-formacao-de-professores/file. Acesso em: 28 jul. 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Especializada à Saúde. Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência. Protocolo de manejo clínico da Covid-19 na Atenção Especializada. 1. ed. rev. Brasília: Ministério da Saúde, 2020a. Disponível em: https://www.unasus.gov.br/especial/covid19/pdf/105. Acesso em: 12 jun. 2021.

BROWN, Tim. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

CAVALCANTI, Carolina Costa; FILATRO, Andrea. Design thinking na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2016.

GOOGLE KEEP. 2022a. Disponível em: https://www.google.com.br/keep/. Acesso em: 10 jan. 2022.

GOOGLE KEEP. 2022b. Disponível em: https://keep.google.com/u/0/. Acesso em: 10 jan. 2022.

MOREIRA, José António; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma da educação digital onlife. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 1, p. 2-35, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63438. Acesso em: 6 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63438

PORTO, Eliane Quincozes. Laboratório de aprendizagem: formação de professores em tempos de pandemia Covid-19. 2022. Disponível em: https://pt-br.padlet.com/elianeporto/k66psynmckm0g5nz. Acesso em: 20 jan. 2022.

PORTO, Eliane Quincozes; BROCH, Siomara Cristina. Atendimento Educacional Especializado: olhares e perspectivas em tempos e espaços atravessados pela Covid-19. In: LACERDA, Tiago Eurico de; TEDESCO, Anderson Luiz. (Orgs.). Educação em tempos de Covid-19: desafios e possibilidades. 1. ed. Curitiba: Bagai, 2020. p. 51-62. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/585119/2/Editora%20BAGAI%20-%20Educa%c3%a7%c3%a3o%20em%20tempos%20de%20Covid-19%20-%20Volume%202.pdf. Acesso em: 12 jan. 2022.

RITTER, Denise; PERIPOLLI, Patrícia Zanon; BULEGON, Ana Marli. Desafios da educação em tempos de pandemia: tecnologias e ensino remoto. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS; ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2020, São Carlos. Anais [...]. São Carlos: UFSCAR, 2020. p. 1-13. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1113. Acesso em: 6 ago. 2021.

ROGERS, Carl R. Tornar-se pessoa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

SAFETEC. Ferramentas digitais para professores. São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.sinprosp.org.br/noticias/4408. Acesso em: 18 maio 2021.

Downloads

Publicado

01.05.2022

Como Citar

QUINCOZES PORTO, Eliane; FERNANDES NUNES, Janilse. LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM: UMA VIVÊNCIA COM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 2, p. e22052, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22052.id1473. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/239. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias