O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n3.e095.id1294

Palavras-chave:

Tecnologias da Educação, Aprendizagem, Formação continuada

Resumo

Com uma sociedade cada vez mais tecnológica, a educação precisa estar atenta e acompanhar essas mudanças. Refletir sobre os impactos que a inserção tecnológica causa no contexto educacional é o objetivo desse trabalho. Através de uma pesquisa bibliográfica, de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e exploratória, o estudo de caso utilizou um questionário aberto e observações das práticas docentes como instrumentos de coleta de dados.  A pesquisa realizada com 14 professores da Escola Estadual Conquista D’Oeste  evidenciou o porquê de os professores resistirem tanto a essa nova realidade e como a formação continuada pode ajudar a quebrar essa resistência. Também revela a importância da inserção das Tecnologias de Informação na educação, observando as necessidades dos educandos, favorecendo a integração dos estudantes no processo de construção do conhecimento, uma vez que eles já crescem informatizados, o que torna imprescindível para a educação a qualificação de seus profissionais.

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Biografia do Autor

Mônica Vieira da Silva, IFMT

Mestranda em Ensino (IFMT/Kroton) Secretária na Escola Estadual Conquista D’Oeste

Edione Teixeira de Carvalho, UFBA

Doutora em Ciências Pedagógicas (UFBA) Professora do Mestrado em Ensino do IFMT parceria com o Grupo Kroton

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Publicado

31.12.2021

Como Citar

VIEIRA DA SILVA, Mônica; CARVALHO, Edione Teixeira de. O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 3, p. e095, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n3.e095.id1294. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/306. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias