A PERCEPÇÃO DE EGRESSOS SOBRE OS PROCESSOS FORMATIVOS DESENVOLVIDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS WALDORF

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e045.id1157

Palavras-chave:

Pedagogia Waldorf, Ensino Fundamental, Egressos

Resumo

A singularidade da formação da Pedagogia Waldorf (PW) ainda é mitificada. Assim, objetivou-se com esta pesquisa identificar a percepção de Egressos do Ensino Fundamental (EEF) quanto aos processos formativos desenvolvidos na PW, recorrendo-se à pesquisa qualitativa-descritiva com o uso do questionário aplicado no período de 2019 e 2020 a 28 egressos cuja idade varia entre 14 e 18 anos. Oriundos da referida pedagogia, os egressos que, atualmente, cursam o Ensino Médio (EM) em escola não Waldorf avaliaram positivamente a formação que tiveram na PW, especialmente devido à base sólida proporcionada em diferentes áreas que consideram valiosas para o seu processo de desenvolvimento ao longo da vida. Os EEF apresentaram como principais motivos os processos de ensino e aprendizagem, o papel do professor, as relações sociais e a formação humanizante e integradora. Apesar de manifestarem favoráveis à PW, alguns egressos consideram essa pedagogia mais apropriada ao nível Fundamental.

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Biografia do Autor

Eliane Souza Oliveira dos Santos, UFMT

Mestrado em Ciências da Motricidade Humana (Unesp/Rio Claro/SP) Professora na Universidade Federal de Mato Grosso (Campus Cuiabá) Discente no Programa de Pós-Graduação em Educação - Nível Doutorado (PPGE/IE/UFMT)

Cleomar Ferreira Gomes, USP

Doutorado em Educação (USP/SP) Professor na Universidade Federal de Mato Grosso (Campus Cuiabá) Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação – Nível Doutorado (PPGE/IE/UFMT)

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Publicado

31.08.2021

Como Citar

OLIVEIRA DOS SANTOS, Eliane Souza; FERREIRA GOMES, Cleomar. A PERCEPÇÃO DE EGRESSOS SOBRE OS PROCESSOS FORMATIVOS DESENVOLVIDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS WALDORF. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e045, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e045.id1157. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/331. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias