REAÇÕES QUÍMICAS NA COZINHA: O USO DO GOOGLE SALA DE AULA NA REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS INVESTIGATIVOS FUNDAMENTADOS NA TÉCNICA PREDIZER-OBSERVAR-EXPLICAR

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n3.e098.id1273

Palavras-chave:

Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Ensino remoto, Experimentos Caseiros, Ensino de Química

Resumo

Este trabalho objetiva relatar a experiência da implementação de uma sequência didática (SD) sobre reações químicas inorgânicas de forma remota em função da pandemia do novo coronavírus. O estudo de caso com abordagem qualitativa foi realizado com duas turmas do Ensino Médio de uma escola privada de Porto Alegre/RS durante o Estágio de Docência. A SD, elaborada conforme os pressupostos de Zabala, objetivou minimizar dificuldades de compreensão conceitual, potencializadas pelo ensino remoto. O Google Sala de Aula foi utilizado para organização das atividades experimentais investigativas, com materiais caseiros, com o uso da técnica Predizer-Observar-Explicar. A metodologia de análise dos dados foi a Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que a SD facilitou a construção conceitual, gerou um engajamento progressivo e um notável entusiasmo relacionado às aulas remotas. Como conclusão, a utilização da SD demonstra potencial para aplicação em diferentes contextos de ensino, com diferentes experimentos para abordagem de diversos conceitos.

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Biografia do Autor

Rafael da Costa Brito, UFRGS

Mestre em Química (UFRGS)

Andrey de Lima Czolpinski, UFRGS

Graduado em Licenciatura em Química (UFRGS)

Alef Vaz, UFRGS

Graduando em Química (UFRGS)

Daniele Trajano Raupp, UFRGS

Doutora em Educação em Ciências (UFRGS) Docente no Instituto de Química (UFRGS) Docente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências (UFRGS)

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Publicado

31.12.2021

Como Citar

COSTA BRITO, Rafael da; LIMA CZOLPINSKI, Andrey de; VAZ, Alef; TRAJANO RAUPP, Daniele. REAÇÕES QUÍMICAS NA COZINHA: O USO DO GOOGLE SALA DE AULA NA REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS INVESTIGATIVOS FUNDAMENTADOS NA TÉCNICA PREDIZER-OBSERVAR-EXPLICAR. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 3, p. e098, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n3.e098.id1273. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/309. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias