A DIDÁTICA DE CIÊNCIAS E O USO DE RECURSOS TECNOPEDAGÓGICOS: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22072.id1605

Palavras-chave:

Softwares de aprendizagem, Aprendizagem Científica, Estratégias de ensino de química

Resumo

O objetivo da investigação é apresentar um mapeamento de um grupo de estudos que aborda o uso de recursos tecnológicos, em especial os Recursos Educacionais Abertos (REA), Softwares Educacionais (SE) e Objetos de Aprendizagem (AO) para o Ensino de Química. A estratégia exploratória de pesquisa e de método hipotético-dedutivo lançou mão de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) entre os anos de 2005 até 2021 garimpada nos repositórios digitais - SciELO, Google Acadêmico e Periódico da Capes. Buscou-se analisar um rol de artigos e publicações que tratavam o uso das tecnologias para o Ensino de Química, com vistas a obtenção de uma RSL associada ao uso de estratégias didáticas na Química. O estudo demonstra que o uso de recursos tecnopedagógicos configura-se como estratégia de apoio ao ensino e aprendizagem, favoráveis à aprendizagem científica, e está presente nos espaços escolares/universitários agregando experiências exitosas no aumento da capacidade de abstração química.

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Biografia do Autor

Adriano Silveira Machado, UFC

Doutorando em Ensino (RENOEN/UFC) Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UFC) Professor da Rede Municipal de Fortaleza

Maria Goretti de Vasconcelos Silva, UFC

Doutora em Química (UFC) Professora Titular do Curso de Química (UFC) Docente dos Programas de Pós-Graduação em Química, em Ensino (RENOEN/UFC) e em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC)

Maria Mozarina Beserra Almeida, UFC

Doutora em Química (UFC) Professora Titular do Curso de Química (UFC) Docente dos Programas de Pós-Graduação em Química, em Ensino (RENOEN/UFC) e em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC)

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Publicado

01.09.2022

Como Citar

SILVEIRA MACHADO, Adriano; VASCONCELOS SILVA, Maria Goretti de; BESERRA ALMEIDA, Maria Mozarina. A DIDÁTICA DE CIÊNCIAS E O USO DE RECURSOS TECNOPEDAGÓGICOS: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 3, p. e22072, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22072.id1605. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/211. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias