METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: REFLEXÕES ACERCA DA QUALIDADE DE VIDA COM ALUNOS UNIVERSITÁRIOS
DOI:
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e046.id1173Palavras-chave:
Ensino Superior, Metodologia da Problematização, Protagonismo, Qualidade de vidaResumo
Dentre os fatores implicados na aprendizagem de estudantes do Ensino Superior, pode-se destacar a qualidade de vida. O objetivo deste relato foi problematizar a qualidade de vida com alunos universitários por meio de aproximações da Metodologia da Problematização (MP) com o arco de Maguerez. As informações apresentadas de forma descritiva foram coletadas seguindo as etapas de desenvolvimento do arco e de questionário, antes e após a realização da oficina, sendo que, para a análise de tais informações, foi utilizada a análise temática. Como resultado, verificou-se a efetividade da utilização da MP como método didático-pedagógico para auxiliar os participantes na compreensão sobre sua qualidade de vida na percepção da necessidade de mudanças de comportamentos e atitudes para melhoria e manutenção dessa qualidade de vida. Em processos de ensino-aprendizagem, o uso da MP possibilita gerar o protagonismo do aluno do Ensino Superior quando alinhado à realidade dele.
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