METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: REFLEXÕES ACERCA DA QUALIDADE DE VIDA COM ALUNOS UNIVERSITÁRIOS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e046.id1173

Palavras-chave:

Ensino Superior, Metodologia da Problematização, Protagonismo, Qualidade de vida

Resumo

Dentre os fatores implicados na aprendizagem de estudantes do Ensino Superior, pode-se destacar a qualidade de vida. O objetivo deste relato foi problematizar a qualidade de vida com alunos universitários por meio de aproximações da Metodologia da Problematização (MP) com o arco de Maguerez. As informações apresentadas de forma descritiva foram coletadas seguindo as etapas de desenvolvimento do arco e de questionário, antes e após a realização da oficina, sendo que, para a análise de tais informações, foi utilizada a análise temática. Como resultado, verificou-se a efetividade da utilização da MP como método didático-pedagógico para auxiliar os participantes na compreensão sobre sua qualidade de vida na percepção da necessidade de mudanças de comportamentos e atitudes para melhoria e manutenção dessa qualidade de vida. Em processos de ensino-aprendizagem, o uso da MP possibilita gerar o protagonismo do aluno do Ensino Superior quando alinhado à realidade dele.

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Biografia do Autor

Fernanda Cristina Foss de Zorzi, Unipampa

Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Unipampa)

Michele Bulhosa de Souza, Unipampa

Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Unipampa)

Sara Lima Pereira Correia, Unipampa

Mestranda no Programa de Ciências Fisiológicas (Unipampa)

Jaqueline Copetti, Unipampa

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM/RS) Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Unipampa)

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Publicado

31.08.2021

Como Citar

CRISTINA FOSS DE ZORZI, Fernanda; BULHOSA DE SOUZA, Michele; PEREIRA CORREIA, Sara Lima; COPETTI, Jaqueline. METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: REFLEXÕES ACERCA DA QUALIDADE DE VIDA COM ALUNOS UNIVERSITÁRIOS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e046, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e046.id1173. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/332. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias