ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO DO AMAZONAS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e067.id1206

Palavras-chave:

Espaço não formal, Fatores limitantes, Prática de ensino, Ensino fundamental e médio, Educação ambiental

Resumo

A incorporação dos espaços não formais nos currículos de Ciências e de Biologia é preconizada, tanto no Parâmetro Nacional Curricular quanto na Base Nacional Comum Curricular, como requisito para promoção da educação científica. Nesse contexto, o presente trabalho visou identificar as motivações e os principais obstáculos enfrentados por professores amazonenses ao promoverem aulas em ambientes não formais. A pesquisa foi realizada com a aplicação de formulário eletrônico exclusivo para professores que atuam no ensino básico no estado do Amazonas. Os dados foram analisados através de testes estatísticos descritivos, e os resultados indicaram que 55,2% dos docentes amazonenses utilizam regularmente os espaços não formais para o desenvolvimento prático de temas transversais. Entretanto, 44,8% dos professores entrevistados relataram desafios intransponíveis, como carência de espaços não formais e ausência de apoio da gestão para a realização de atividades extraclasse. Os resultados revelaram que a prática docente em ambientes extraclasse não está consolidada no Amazonas.

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Biografia do Autor

Luciane Lopes de Souza, UFPA

Doutorado em Zoologia (MPEG/UFPA) Professora adjunta da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Amazônia na Universidade do Estado do Amazonas (PPGEEC/UEA)

Silvia Regina Sampaio Freitas, FMUSP

Pós-Doutorado em Cardiopneumologia (INCOR/FMUSP) Professora adjunta da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Amazônia, Universidade do Estado do Amazonas (PPGEEC/UEA)

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Publicado

31.08.2021

Como Citar

LOPES DE SOUZA, Luciane; SAMPAIO FREITAS, Silvia Regina. ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO DO AMAZONAS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e067, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e067.id1206. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/355. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias