HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS LIVROS DE MINICURSOS DA SBHMAT (2001-2017)

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p28-44.id575

Palavras-chave:

Livros de minicursos, História para o ensino da matemática, Anos Finais, Ensino Fundamental

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa sobre os livros de minicursos de história da matemática publicados pela Sociedade Brasileira de História da Matemática no período de 2001 e 2017, cujos conteúdos matemáticos foram destinados aos anos finais do Ensino Fundamental. Nosso objetivo foi identificar e caracterizar as sugestões propostas nesses livros para as ações didáticas do professor de Matemática desse nível escolar. Para operacionalização da pesquisa, inicialmente realizamos um levantamento dos livros de minicursos classificando-os em três tendências de pesquisa em História da Matemática, para selecionar somente aqueles voltados à história para o ensino da matemática. Em seguida identificamos e caracterizamos os livros com conteúdos dos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados apontaram que, dos 101 livros de minicursos, 21,78% propõem abordagens centradas em conteúdos relativos ao Ensino Fundamental dos anos finais que podem ser utilizadas com vistas a facilitar as organizações e ações didáticas do professor nas suas aulas de matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucas Silva Silva Pires, UFPA

Mestrando em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA)

Iran Abreu Abreu Mendes, UNESP

Pós-doutorado em Educação Matemática (UNESP/Rio Claro) Professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI/UFPA) Se ligado a algum Programa de Pós-Graduação, indicar.

Referências

BARROS, Rafael José Alves do Rego.; MENDES, Iran Abreu. Descrição dos conteúdos de ensino superior presentes nas teses em história e epistemologia da matemática (1990-2010). Cocar, v.13, n. 25, p. 399 – 420, abr., 2019

BARROS, Rafael José Alves do Rego.; MENDES, Iran Abreu. Dissertações e teses em História e Epistemologia da Matemática: contribuições para a abordagem da Geometria Espacial no Ensino Médio. Principia, n. 37, p. 139 – 150, nov., 2017. DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n37p139-150

MENDES, Iran Abreu. História no ensino da matemática: trajetórias de uma epistemologia didática. REMATEC, ano 8, n.12, jun., 2013.

MENDES, Iran Abreu. História para o Ensino de Matemática na Formação de Professores e na Educação Básica: uma Análise da Produção Brasileira (1997 – 2017). UFPA: Projeto de pesquisa. Belém, 2018.

MENDES, Iran Abreu. Uma história das pesquisas em História da Matemática no Brasil: produções, disseminações e contribuições à Formação de Professores de Matemática. UFPA: Projeto de pesquisa. Belém, 2018.

MENDES, Iran Abreu; SILVA, Carlos Aldemir Farias da. Problematizationand Research as a Method of Teaching Mathematics. IEJME, v. 13, n. 2, 41 – 55, abr., 2018.

MENDES, Iran Abreu. Cartografias da produção em História da Matemática no Brasil: um estudo centrado nas dissertações e teses defendidas entre 1990-2010. Relatório de Pesquisa (Bolsa produtividade CNPq). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.

MENDES, Iran Abreu. História da Matemática no Ensino: entre trajetórias profissionais, epistemologias e pesquisas. 1 ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.

MENDES, Iran Abreu. História para a Educação Matemática: apontamentos sobre as pesquisas brasileiras. Exitus, v. 9, n. 2, p. 26-50, jun., 2019. DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n2ID853

MENDES, Iran Abreu. História para o ensino da matemática: uma reinvenção didática para a sala de aula. Cocar. Edição Especial, n.3, p. 145-166, jul., 2017.

Downloads

Publicado

30.04.2020

Como Citar

SILVA SILVA PIRES, Lucas; ABREU MENDES, Iran Abreu. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS LIVROS DE MINICURSOS DA SBHMAT (2001-2017). Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 28–44, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p28-44.id575. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/477. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias